ENGENHARIA NAS ESCOLAS: ENSINO DE TOPOGRAFIA PARA OS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENTORNO DO PICI
Resumo
A engenharia é essencial para gerenciar e proporcionar uma infraestrutura adequada para as condições de vida de uma sociedade. Dentre muitas áreas de estudo do setor, tem-se a Topografia. As atividades topográficas são primordiais para realizar demarcações territoriais, evitar possíveis instabilidades, por deformações no solo, auxiliando, assim, na representação do relevo terrestre, e contribuindo para uma execução qualificada dos projetos de engenharia. Como forma de passar tais conceitos básicos da Topografia aos alunos do Ensino Médio Público de Fortaleza, foram realizadas visitas em cinco escolas públicas de ensino médio regular e integral do bairro Pici, nas proximidades do campus. A visita tinha, no primeiro momento, o objetivo de apresentar os cursos de engenharia existentes no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e relatar a experiência vivida pelos bolsistas desse projeto, experiência ainda do ensino médio, com o intuito de motivar aos alunos em conquistar uma vaga em uma universidade pública, como a UFC. No segundo momento, fez-se um convite, aos mesmos alunos, para vivenciarem um pouco da realidade que os graduandos de Engenharia da UFC enfrentam. Isso foi feito por meio de um minicurso “Noções de Topografia e suas Aplicações”, feito no ambiente acadêmico do Laboratório de Geomática Aplicada – LAG. Foi-lhes apresentada a introdução da disciplina básica de alguns cursos de Engenharia: a Topografia. O minicurso foi realizado em dois dias para cada turma, nos sábados, totalizando 10 horas de aulas teóricas e práticas, com a participação de 20 alunos em cada turma. Foram feitas para os alunos das seguintes escolas: Colégio Estadual CAIC - Raimundo Gomes de Carvalho, EEEP Júlia Giffoni, EEEP Presidente Roosevelt, EEEP Joaquim Nogueira e EEEFM Antonieta Siqueira. O resultado surpreendeu positivamente a todos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Candido Costa, A. L., Oliveira, V. C., & Dutra Montenegro, N. G. da S. (2017). ENGENHARIA NAS ESCOLAS: ENSINO DE TOPOGRAFIA PARA OS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENTORNO DO PICI. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5121. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30145
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.