ENGENHARIA NAS ESCOLAS: ENSINO DE TOPOGRAFIA PARA OS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENTORNO DO PICI

Autores

  • Antonio Luan Candido Costa
  • Victor Cardoso Oliveira
  • Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro

Resumo

A engenharia é essencial para gerenciar e proporcionar uma infraestrutura adequada para as condições de vida de uma sociedade. Dentre muitas áreas de estudo do setor, tem-se a Topografia. As atividades topográficas são primordiais para realizar demarcações territoriais, evitar possíveis instabilidades, por deformações no solo, auxiliando, assim, na representação do relevo terrestre, e contribuindo para uma execução qualificada dos projetos de engenharia. Como forma de passar tais conceitos básicos da Topografia aos alunos do Ensino Médio Público de Fortaleza, foram realizadas visitas em cinco escolas públicas de ensino médio regular e integral do bairro Pici, nas proximidades do campus. A visita tinha, no primeiro momento, o objetivo de apresentar os cursos de engenharia existentes no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e relatar a experiência vivida pelos bolsistas desse projeto, experiência ainda do ensino médio, com o intuito de motivar aos alunos em conquistar uma vaga em uma universidade pública, como a UFC. No segundo momento, fez-se um convite, aos mesmos alunos, para vivenciarem um pouco da realidade que os graduandos de Engenharia da UFC enfrentam. Isso foi feito por meio de um minicurso “Noções de Topografia e suas Aplicações”, feito no ambiente acadêmico do Laboratório de Geomática Aplicada – LAG. Foi-lhes apresentada a introdução da disciplina básica de alguns cursos de Engenharia: a Topografia. O minicurso foi realizado em dois dias para cada turma, nos sábados, totalizando 10 horas de aulas teóricas e práticas, com a participação de 20 alunos em cada turma. Foram feitas para os alunos das seguintes escolas: Colégio Estadual CAIC - Raimundo Gomes de Carvalho, EEEP Júlia Giffoni, EEEP Presidente Roosevelt, EEEP Joaquim Nogueira e EEEFM Antonieta Siqueira. O resultado surpreendeu positivamente a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Candido Costa, A. L., Oliveira, V. C., & Dutra Montenegro, N. G. da S. (2017). ENGENHARIA NAS ESCOLAS: ENSINO DE TOPOGRAFIA PARA OS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA NO ENTORNO DO PICI. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5121. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30145

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica