ESTRUTURAÇÃO DE SESSÃO CLÍNICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM UM PROGRAMA STEWARDSHIP DE ANTIMICROBIANO
Resumo
Em fevereiro de 2017, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) iniciou o Programa Stewardship de Antimicrobianos (PSA) como ferramenta para o uso racional de antimicrobianos (ATM). A equipe que operacionaliza o programa é composta pelos médicos infectologistas, médicos assistentes, farmacêuticos, bem como por bolsistas estudantes de graduação de diversas áreas. O desenvolvimento de atividades voltadas para educação permanente da equipe é uma das estratégias do PSA e incluem reuniões científicas, aulas, elaboração de material técnico institucional. O objetivo deste trabalho é descrever a participação do bolsista na estruturação das sessões clínicas sobre Stewardship de Antimicrobianos para os farmacêuticos. No processo metodológico inicialmente foi definida em reunião a estruturação das Sessões Clínicas considerando datas, tempo de apresentação, tempo de debate, temas a serem apresentados. Posteriormente um farmacêutico, responsável pela sessão, com a ajuda do bolsista, realizou uma pesquisa na literatura a partir de descritores, entre eles: antimicrobial stewardship, prospective audit and feedback, antimicrobial resistance, Pharmacokinetics, Pharmacodynamics e de-escalation. Como resultado da reunião, a Sessão Stewardship ficou estruturada em 19 encontros, realizados quinzenalmente as segundas-feiras, a partir de março de 2017. Em cada reunião um farmacêutico do PSA ficou de apresentar um dos temas previamente definido. Foi elaborado um documento sobre a programação da sessão e divulgado entre os farmacêuticos do programa. Em relação aos temas escolhidos os principais foram referentes a otimização da terapia antimicrobiana com sete sessões, biomarcadores em infecção com três sessões e sobre implantação do PSA, também com três sessões. Conclui-se que com a ajuda do bolsista foi possível estruturar a sessão Stewardship em 19 encontros, sendo o tema mais debatido a otimização da terapia antimicrobiana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lira Mota, M. D., Ferreira Marques Arruda, J. D., Alesson do Carmo, F., Lopes Campos e Reis, H. P., Cavalcante de Andrade, C., & Ponciano, A. M. de S. (2017). ESTRUTURAÇÃO DE SESSÃO CLÍNICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM UM PROGRAMA STEWARDSHIP DE ANTIMICROBIANO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5131. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30155
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.