ESTUDO DE COMBINATORIA, TEORIA DOS GRAFOS E MATEMATICA DISCRETA
Resumo
Tendo como principal função a de resolver problemas através de sistemas computacionais, um cientista da computação precisará de um conhecimento amplo em várias áreas para obter as soluções desejadas. A partir disso, a matemática discreta, probabilidade e teoria dos grafos são áreas que ajudam não só a resolver, mas também como aperfeiçoar alguma solução já existente. Problemas como achar um melhor trajeto em um mapa, análises de rotas, otimização de algoritmos, entre vários outros que estão presentes no estudo dessas áreas foram abordadas no projeto. A matemática discreta é o grande domínio que contém a probabilidade e a teoria dos grafos em seus tópicos de estudo. A probabilidade tem como algumas de suas aplicações a área de segurança computacional, como a criptografia, criptoanálise e criptologia. Sendo um dos recursos mais utilizados para otimizar a utilização de mapas (usado no google maps por exemplo), os grafos são estruturas que possibilitam inúmeras soluções para melhorar tal sistema e sua teoria é de extrema importância para o domínio do conteúdo. O foco nos estudos em teoria dos grafos foi mais intenso devido ao número de problemas e exemplos formulados como o famoso problema das pontes de Königsberg, o caixeiro viajante, emparelho em mapas entre outros. Como muitas das vezes apenas o estudo em sala de aula não é algo completo, o projeto vem para complementar o conhecimento nas áreas ditas e formar alguém que tenha aptidão em solucionar os casos em que as mesmas poderiam ser utilizadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gouveia, L. da S., & Sampaio, R. M. (2017). ESTUDO DE COMBINATORIA, TEORIA DOS GRAFOS E MATEMATICA DISCRETA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5138. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30162
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.