ESTUDO DO CICLO DE VIDA DE MELOIDOGYNE KONAENSIS, UMA NOVA ESPÉCIE DO NEMATOIDE DAS GALHAS, EM TOMATEIRO
Resumo
O nematoide das galhas, Meloidogyne Goeldi, é bastante disseminado na agricultura mundial. Esse fitoparasita afeta o desenvolvimento das culturas provocando grandes perdas na produção. O ciclo de vida é constituído de seis fases, ovo, juvenil de primeiro (J1), segundo (J2), terceiro (J3) e quarto estádio (J4) e adulto (fêmea ou macho). A infecção inicia com a penetração do J2 na raiz, onde começa a alimentar-se causando hipertrofia nas células vegetais. Após o surgimento da fêmea com a deposição de ovos, o ciclo é completado. O objetivo desse trabalho foi o de avaliar o tempo requerido para o surgimento das fases da espécie Meloidogyne konaensis na raiz de tomateiro 'Santa Clara' até o aparecimento de fêmeas com massa de ovos. O ensaio foi desenvolvido em condições de casa de vegetação (28 + 3ºC). Sementes do tomateiro foram semeadas em bandejas e após 20 dias as mudas foram individualmente transplantadas para vasos com solo autoclavado. Passados quatro dias, as plantas foram inoculadas com 5.000 ovos/J2 de M. konaensis e retiradas do solo a cada 5 dias após a inoculação (DAI) para a investigação das fases presentes. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 5 tratamentos, conforme o intervalo de dias (10, 15, 20, 25, 30) após inoculação e 10 repetições. O controle foi constituído de tomateiros não inoculados. Analisaram-se o número de galhas (NG) nas raízes, o número de fêmeas (NF), o número de massas de ovos (NMO) e o Fator de Reprodução (FR). Os resultados parciais foram os seguintes: aos 10 DAI: média do NG = 03, NF = 0; aos 15 DAI: média do NG = 36,2 galhas, NF = 0, presença das fases J2 e J3; aos 20 DAI: média do NG = 76,2 galhas, NF= 22, (porém jovens e sem massas de ovos), presença de J3, J4 e alguns machos. A avaliação de fases com 25 e 30 DAI ainda não foram concluídas, bem como o FR, contudo espera-se que nos intervalos finais já se constate a reprodução do fitonematoide. Parâmetros morfológicos da planta também foram considerados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vasconcelos, L. M., Café, F. B. da S., Maia, L. M., Abreu de Sales, I., & Gonzaga Santos, C. D. (2017). ESTUDO DO CICLO DE VIDA DE MELOIDOGYNE KONAENSIS, UMA NOVA ESPÉCIE DO NEMATOIDE DAS GALHAS, EM TOMATEIRO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5140. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30164
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.