ESTUDO DO MECANISMO DE ELETRODEPOSIÇÃO DE CO POR MICROBALANÇA ELETROQUÍMICA À CRISTAL DE QUARTZO
Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar o mecanismo de eletrodeposição do Co a partir de meio aquoso CoSO4.7H2O 0,075 mol L–1 + Na2SO4 1,0 mol L−1 em pH 3 e pH 5. Além de melhorias em aspectos corrosivos, o fenômeno de Magnetorresristência Gigante é presente em revestimento a base de cobalto. Conhecer o processo de eletrodeposição é importante para entendimento e controle das propriedades de revestimentos de qualquer natureza. Entre as técnicas in situ, a Microbalança Eletroquímica a Cristal de quartzo (MECQ) acoplada a técnica de voltametria cíclica apresenta vantagens quando se trata de mecanismo de processos eletroquímicos, pois é possível a medida do fluxo de carga e de massa que ocorrem na interface eletrodo-eletrólito. Os estudos voltamétricos foram realizados em platina (Pt) deposita sobre cristal de quarzto como eletrodo de trabalho, uma placa de Pt como contra-eletrodo e Ag/AgCl/Clsat− como eletrodo de referência. O intervalo de potencial de 0,35 V a – 1,0 V e velocidade de varredura de 20 mV s−1 foram aplicados no experimento voltamétrico. Os resultados da MECQ acoplada as análises voltamétricas mostraram que em pH 5 apenas um processso catódico com variação da frequência de osicilação do crsistal de quartzo foram observados. Esse porcesso pode estar associado a redução do Co+2 a Co. Enquanto em pH 3 dois processos catódicos foram observados além a evolução de hidrogênio mais acentuada. O processo catódico em potenciais menos negativos, pH 3, não proporcionou variação da frequência de oscilação do cristal de quazto. Isso pode sugerir a redução do íon Co2+ para Co1+. O segundo processo, em potenciais mais negativos, a frequência de oscilação sofre variação. Esse pode estar associado a redução do Co+1 a Co. Os resultados mostraram que o pH do meio influência no processo de redução do cobalto. Os processos anódicos apresentaram potenciais diferentes. O motivo pode estar na diferença de natureza dos revestimentos e/ou meio aquoso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Paulo, G. A., Duarte, M. S. dos S., Moreira Aguiar da Silva, L. P., & Casciano, P. N. da S. (2017). ESTUDO DO MECANISMO DE ELETRODEPOSIÇÃO DE CO POR MICROBALANÇA ELETROQUÍMICA À CRISTAL DE QUARTZO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5142. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30166
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.