ESTUDOS E ATUAÇÕES COM COLETIVOS JUVENIS: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO VIESES-UFC
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um percurso de inserção de bolsistas de iniciação acadêmica no Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violências e Produção de Subjetividades (VIESES), programa vinculado ao Departamento de Psicologia, que conta com a participação de graduandos e pós-graduandos em suas frentes de atuação. Serão expostas as aproximações de tais estudantes em atividades de ensino do VIESES-UFC, mais especificamente no grupo de estudos sobre pesquisa-intervenção com jovens em contexto de violência, que dá suporte à investigação do grupo sobre a problemática da violência urbana envolvendo jovens em Fortaleza, intitulada "Juventude e Violência Urbana: cartografia de processos de subjetivação na cidade de Fortaleza - CE", financiada pelo CNPq. A partir de diálogos da psicologia social com Foucault, Deleuze, Guattari, Butler, Arendt, dentre outros, os participantes são levados a interrogações sobre os modos de subjetivação em curso e suas ligações com as formas de expressão da violência na cidade, bem como sobre metodologias de inserção e atuação nas temáticas abordadas. Serão também assinaladas as aproximações de discentes de iniciação acadêmica com um dos projetos de extensão do VIESES-UFC, voltado à realização de cartografias de coletivos juvenis nas margens urbanas e suas micropolíticas de resistência às violências e violações cotidianas. É importante ressaltar que todos esses movimentos de ensino-pesquisa-extensão articulam-se através de posicionamentos ético-estético-políticos insurgentes às de dominação social. Conectam-se também por uma análise ampla da violência, tomando inclusive o seu papel como um dispositivo de controle social e produção de subjetividades, e por reflexões transdisciplinares sobre as condições juvenis na atualidade, subvertendo noções naturalizantes e individualizantes . Por fim, o trabalho ratificará a importância da atividade de iniciação acadêmica no VIESES para a formação de estudantes de Psicologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sousa Barros, D. N., Vasconcelos, L. S., Rodrigues, T. da S., & Pereira Barros, J. P. (2017). ESTUDOS E ATUAÇÕES COM COLETIVOS JUVENIS: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO VIESES-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5149. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30173
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.