EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROJETO DE PESQUISA “A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO SOBRE OS ASPECTOS SEMÂNTICOS DA PRODUÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO USO DO FACEBOOK”
Resumo
O presente trabalho se propõe a apresentar a experiência vivenciada por nós bolsistas na atividade de transcrição e categorização dos dados de uma pesquisa de iniciação científica intitulada “A influência da mediação sobre os aspectos semânticos da produção escrita de pessoas com deficiência intelectual no uso do Facebook”, realizada no período de 2015/2016. As funções desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Acadêmica inseridos no grupo visam auxiliar no desenvolvimento das atividades referentes ao projeto de pesquisa mencionado. A pesquisa investiga o desenvolvimento de habilidades textuais de pessoas com deficiência Intelectual quando submetidas a uma mediação baseada nos princípios de Feuerstein e na teoria de Vigotsky. Analisa também as influências causadas pela utilização na interação escrita do Facebook nos aspectos semânticos e letramento digital de pessoas com deficiência Intelectual. Para o desenvolvimento das atividades de transcrição e categorização dos dados, ocorreu uma reunião com todos os integrantes do grupo de pesquisa para programar as atividades a serem realizadas, bem como as referências para os estudos teóricos. Dois bolsistas Pibic ficaram encarregados de ministrar uma formação para as novas bolsistas. Nessa formação foram apresentados os dados das pesquisas anteriores, os sujeitos e mediadores que participaram das sessões, as escalas de comportamento dos sujeitos e de mediação, e ainda, foi realizada uma formação sobre a transcrição e categorização dos dados da pesquisa. A experiência vivenciada proporcionou nossa inserção nas atividades de uma pesquisa científica, contribuindo para nossa formação acadêmica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sousa dos Santos, A. L., Laurindo, L. Q. de M., & Limaverde Gomes, A. L. (2017). EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROJETO DE PESQUISA “A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO SOBRE OS ASPECTOS SEMÂNTICOS DA PRODUÇÃO ESCRITA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO USO DO FACEBOOK”. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5158. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30182
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.