FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO HÍBRIDA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.
Resumo
A tecnologia está cada vez mais presente nos trazendo diversas vantagens. Contudo, no meio acadêmico em relação ao ensino-aprendizado essa ferramenta não é muito utilizada, restringindo o aprendizado dos alunos apenas às explicações do professor. Nesse projeto a metodologia de “sala de aula invertida” (Flipped Classroom) foi adotada para gerar uma melhoria no desempenho dos alunos de graduação em Engenharia na disciplina de Probabilidade e Estatística. Com a aplicação do método proposto, dá-se a inversão do modelo de ensino tradicional, de forma que os alunos antecipam o estudo do conteúdo em casa por meio de materiais e conteúdos digitais produzidos para a disciplina, e depois, na sala de aula, tiram dúvidas, discutem sobre o assunto e resolvem os exercícios, podendo ainda ser utilizadas outras ferramentas para maior interação, como quizzes e jogos. O objetivo deste projeto é de dar suporte à organização da disciplina e auxiliar a equipe pedagógica na produção dos conteúdos e edição das mídias digitais, como vídeos, textos e slides para o acesso online dos alunos. O planejamento da metodologia da sala de aula invertida para o semestre 2017.2 inclui os tópicos de distribuições de probabilidade, estimação de parâmetros e testes de hipóteses em problemas de engenharia, os quais serão trabalhados em sala de aula sob a forma de desafios, jogos conceituais, resolução de exercícios e outras atividades que contribuem para a formação da nota do aluno. A bolsista deste projeto tem como responsabilidade principal dar assistência ao professor e monitores da disciplina na produção dos materiais e suportes audiovisuais referentes aos tópicos supracitados, unindo a tecnologia e atividades lúdicas para um melhor processo aprendizagem. É almejado como resultado que as atividades realizadas pela bolsista, no âmbito deste projeto, deverão proporcionar experiências na produção colaborativa, nas ferramentas digitais de ensino e também na absorção do conteúdo da disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cunha, V. N., Camelo, M. M., Beserra, A. R., & Rolim Fernandes, C. E. (2017). FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO HÍBRIDA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5161. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30185
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.