FLORA FANEROGAMICA DO LITORAL LESTE DO CEARA
Resumo
O litoral do estado do Ceará apresenta uma faixa litorânea de 576km, com áreas de vegetação de influência mista, representando um mosaico florístico denominado de Complexo Vegetacional da Zona Litorânea, incluindo florestas a retaguarda de dunas, restingas, manguezais, manchas de cerrado e caatinga ao longo de toda a extensão. Com o avanço da especulação imobiliária, muito dessa rica vegetação vem sendo destruída em detrimento da construção de condomínios e resorts ao longo do litoral. Poucas unidades de conservação existem na faixa litorânea leste do estado, sendo uma delas a APA da Sabiaguaba, com cerca de 1010ha de extensão. Dentro deste contexto, neste trabalho iniciamos o levantamento florístico preliminar da região com base em dados depositados no herbário Prisco Bezerra da UFC. Foram realizadas também duas excursões a campo para coleta de material fresco e incorporação de novas exsicatas a coleção já existente. Em campo foram coletados ramos reprodutivos (com flores ou frutos) para que permitissem uma melhor identificação do material. Até o presente momento, foram registradas cerca de 72 famílias e pouco mais de 300 espécies. Do componente lenhoso (arvores e arbustos) as famílias mais diversificadas foram Fabaceae (58spp.), Myrtaceae (18 spp.) e Rubiaceae (15 spp.) e do componente herbáceo Poaceae (23 spp.) e Cyperaceae (18 spp.). Além do levantamento florístico será feita a caracterização dos aspectos autoecológicos das espécies como formas de vida, síndromes de dispersão e polinização, visando fornecer subsídios para ações de conservação da flora local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira, T. R. de S., & Ribeiro da Costa, I. (2017). FLORA FANEROGAMICA DO LITORAL LESTE DO CEARA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5166. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30190
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.