FONTES UTILIZADAS PARA NOTIFICAÇÃO DE TUBERCULOSE EM UM HOSPITAL ESCOLA DE FORTALEZA- CEARÁ
Resumo
Introdução: A tuberculose é uma doença antiga, que mesmo com as diversas estratégias adotadas no intuito de alcançar seu controle, continua se disseminando e trazendo consequências negativas para a saúde pública. Segundo a Portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016 do Ministério da Saúde, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, a tuberculose deve ser notificada logo que confirmado o seu diagnóstico, a fim de desencadear as ações necessárias para o controle efetivo. Objetivos: Analisar as fontes utilizadas na notificação dos casos de tuberculose no ano de 2016 em um hospital universitário de Fortaleza-Ceará. Metodologia: Foi realizado no período de agosto de 2017 uma busca nas fichas de notificação do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) local, onde constam os registros dos setores de origem do paciente bem como a fonte utilizada pelo serviço para notificação dos casos que são: Profissionais, LACEN, bancada laboratorial de exames, relatório de dispensação de medicamentos, declarações de óbito e outros. Resultados: Foram notificados no período estudado 39 (trinta e nove) casos. Destes, 18 (46,2%) tiveram como fonte o relatório de dispensação da farmácia,13 (33,3%) os resultados de exames do LACEN, 06 (15,4%) foram notificados por outras fontes e somente 02 (5,1%) foram notificados pelos profissionais que os acompanham. Conclusão: Foi possível perceber, durante o estudo, que mesmo sendo a tuberculose uma doença de notificação compulsória, e devendo ser o profissional a principal fonte notificadora, apenas 02 (dois) pacientes foram notificados por estes. Esta realidade aponta para uma necessidade de trabalhar de forma mais enfática a vigilância epidemiológica com os profissionais ainda na sua formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Leite de Freitas, M. M., Cavalcante, W. P., Costa Sousa, F. I., & Costa de Oliveira, V. (2017). FONTES UTILIZADAS PARA NOTIFICAÇÃO DE TUBERCULOSE EM UM HOSPITAL ESCOLA DE FORTALEZA- CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5167. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30191
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.