FORMAÇÃO DISCENTE NO ÂMBITO DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE OBRAS ESPECIAIS

Autores

  • Ruth Maria Cunha Costa
  • Jackson Samuel da Costa Melo
  • Lidia Eugenia Cavalcante

Resumo

Relata as atividades desenvolvidas pelos autores enquanto bolsistas de Iniciação Acadêmica no projeto “Formação discente no âmbito da conservação e restauro de obras especiais” do Laboratório de Restauro e Preservação de Acervos do Departamento de Ciências da Informação. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se: colaboração nas oficinas introdutórias sobre conservação de acervos documentais, costura japonesa e marmorização, tendo como público-alvo prioritariamente alunos dos primeiros semestres do curso de Biblioteconomia, mas também abertas à participação dos estudantes dos demais semestres do referido curso. Enfatiza-se que as oficinas são bastante dinâmicas e visam oferecer aos alunos experiências e práticas, contribuindo com a formação bibliotecária, além de certificá-los com horas complementares. Nos cursos introdutórios, os participantes aprendem sobre história dos registros do conhecimento, manuseio de obras especiais, ações voltadas para conservação de documentos e limpeza do material a ser conservado. São, ainda, atividades inerentes à bolsa: divulgação e inscrição, auxílio durante as oficinas (separando os materiais que serão utilizados em cada categoria de formação e ajudando a ministrante, dando assistência aos alunos), limpeza e organização do laboratório, confecção e envio dos certificados. A participação nas atividades do laboratório tem possibilitado aos bolsistas ótima integração às ambiências acadêmicas do curso de Biblioteconomia, especialmente em relação às atividades complementares do âmbito da graduação e formação discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Cunha Costa, R. M., Melo, J. S. da C., & Cavalcante, L. E. (2017). FORMAÇÃO DISCENTE NO ÂMBITO DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE OBRAS ESPECIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5171. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30195

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica