FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS ENFRENTADOS PELOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC (2011-2015)
Resumo
O presente artigo, desenvolvido no âmbito do projeto de apoio a graduação, “A Pesquisa como Eixo na Formação Docente: articulando Teoria e Prática nos Cursos de Pedagogia presenciais da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao projeto GEPEB (Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação Básica), tem por objetivo averiguar o perfil do egresso e suas vivências profissionais, no qual é sondado os desafios enfrentados fora da Universidade, de forma a subsidiar a organização dos projetos pedagógicos dos cursos e as pesquisas dos alunos da graduação, observando a importância da pesquisa na formação e atuação do pedagogo. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de questionários, com uso do formulário google e entrevistas com alunos egressos (as) dos cursos no período de 2011 a 2015. Para sensibilizar os egressos a participarem da pesquisa, foi criada pelos bolsistas, em parceria com os professores coordenadores do projeto, uma página numa rede social, intitulada “Por Falar em Saudade”, alimentada, com base em estimulações para trazer as recordações no período da graduação, promovendo as interações entre os alunos egressos. Esse estudo, em andamento, tem sua relevância pautada no compartilhamento de experiências profissionais entre pares e refletir sobre os resultados das implicações do processo formativo dos graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Calixto, V. V., Vidal da Silva, J. A., & Rafante, H. C. (2017). FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS ENFRENTADOS PELOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC (2011-2015). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5172. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30196
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.