FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS ENFRENTADOS PELOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC (2011-2015)

Autores

  • Viviana Vitorino Calixto
  • João Alesson Vidal da Silva
  • Heulalia Charalo Rafante

Resumo

O presente artigo, desenvolvido no âmbito do projeto de apoio a graduação, “A Pesquisa como Eixo na Formação Docente: articulando Teoria e Prática nos Cursos de Pedagogia presenciais da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao projeto GEPEB (Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação Básica), tem por objetivo averiguar o perfil do egresso e suas vivências profissionais, no qual é sondado os desafios enfrentados fora da Universidade, de forma a subsidiar a organização dos projetos pedagógicos dos cursos e as pesquisas dos alunos da graduação, observando a importância da pesquisa na formação e atuação do pedagogo. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de questionários, com uso do formulário google e entrevistas com alunos egressos (as) dos cursos no período de 2011 a 2015. Para sensibilizar os egressos a participarem da pesquisa, foi criada pelos bolsistas, em parceria com os professores coordenadores do projeto, uma página numa rede social, intitulada “Por Falar em Saudade”, alimentada, com base em estimulações para trazer as recordações no período da graduação, promovendo as interações entre os alunos egressos. Esse estudo, em andamento, tem sua relevância pautada no compartilhamento de experiências profissionais entre pares e refletir sobre os resultados das implicações do processo formativo dos graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Calixto, V. V., Vidal da Silva, J. A., & Rafante, H. C. (2017). FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS ENFRENTADOS PELOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC (2011-2015). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5172. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30196

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica