FRANCOCULTURE – JOURNÉES DE LA CULTURE FRANCOPHONE/ FÊTE DE LA MUSIQUE

Autores

  • Raquel dos Santos Silva
  • Ana Claudia Barbosa Giraud

Resumo

O projeto de extensão FRANCOCULTURE – Journées de la Culture Francophone pretende difundir e atualizar conhecimentos sobre a língua e a cultura francófona, em consonância com as novas perspectivas do ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras (LE) contidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Conselho Europeu, 2001). Por essa razão, o presente projeto promove um diálogo entre diversas formas de expressão sociocultural (literatura, teatro, música, cinema, moda, dança e gastronomia) com o intuito de aprimorar a competência comunicativa em língua francesa dos alunos, por meio da recepção e produção de textos (palestras, mesas redondas, leituras dramatizadas, cartazes, videos, canções, jogos, etc).Como primeira atividade realizamos o evento intitulado Fête de la Musique no dia 21 de junho, cujo propósito foi o aprimoramento da competência comunicativa de seus estudantes e do público em geral celebrando a pluralidade das expressões e formas musicais. Neste evento tivemos palestras que abordaram a música na França e a música francófona, e por fim, assistimos apresentações de diversos alunos que participaram com apresentações musicais envolvendo-se de maneira eficaz. Os resultados que se obteve foram extremamente satisfatórios, uma vez que, com a participação dos alunos, os objetivos estabelecidos para o ensinoaprendizagem foram alcançados,estabelecemos diferenças entre as culturas brasileiras e francófonas, identificamos estratégias linguísticas, socioculturais e pragmáticas para realizar tarefas, bem como a propagação da cultura francesa e francófona em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva, R. dos S., & Barbosa Giraud, A. C. (2017). FRANCOCULTURE – JOURNÉES DE LA CULTURE FRANCOPHONE/ FÊTE DE LA MUSIQUE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5175. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30199

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica