GRUPO DE ESTUDO: EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA POLÍTICA EDUCACIONAL – A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Resumo
O tema deste trabalho está centrado na análise e reflexão das ações realizadas pelo projeto de extensão da Faculdade de Educação/UFC, Departamento de Estudos Especializados, grupo de estudo: Educação Inclusiva e Especial uma reflexão a partir da política educacional. Essa ação conta com a participação de discentes do curso de Pedagogia/UFC, professores da rede municipal de ensino de Fortaleza e região metropolitana, bem como dos bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica/PRAE/UFC e da professora orientadora Roberia Gomes. Nosso objetivo foi compreender as ações realizadas no grupo de estudo, averiguar como está acontecendo a formação de professores para colocar a política em prática na rede de ensino de Fortaleza e região metropolitana e identificar, no grupo de estudo, mudanças na prática pedagógicas dos cursistas que atuam na escola regular. Buscando contemplar esta proposta na íntegra, utilizamos como metodologia a observação do grupo e análise documental de textos teóricos. Os resultados apontaram que, durante os encontros que ocorrem quinzenalmente na FACED no período noturno, o grupo estabelece uma troca dialógica de experiências, conhecimentos práticos e teóricos entre os docentes da UFC, os representantes das redes de ensino e os alunos do Curso de Pedagogia, a respeito da inclusão escolar. Observou-se, na fala dos cursistas, que as secretarias de educação ainda precisam assumir a responsabilidade da formação continuada de professores para a inclusão escolar e por fim, notamos que a participação nos encontros promove um pensar sobre a sua prática docente. Concluímos que, o estudo qualitativo acerca da temática, realizado durante o grupo de estudo proporciona aos participantes momentos de análise e reflexão sobre sua própria prática. E ações desse tipo, realizada pelas Instituições de Ensino Superior, corrobora com formação docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Medeiros Lemos, A. T., Juvenal, A. S., & Barreto Gomes, R. V. (2017). GRUPO DE ESTUDO: EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA POLÍTICA EDUCACIONAL – A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5194. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30218
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.