GRUPO DE ESTUDO: EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA POLÍTICA EDUCACIONAL – A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Antonia ThaynÁ Medeiros Lemos
  • Adonias Silva Juvenal
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumo

O tema deste trabalho está centrado na análise e reflexão das ações realizadas pelo projeto de extensão da Faculdade de Educação/UFC, Departamento de Estudos Especializados, grupo de estudo: Educação Inclusiva e Especial uma reflexão a partir da política educacional. Essa ação conta com a participação de discentes do curso de Pedagogia/UFC, professores da rede municipal de ensino de Fortaleza e região metropolitana, bem como dos bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica/PRAE/UFC e da professora orientadora Roberia Gomes. Nosso objetivo foi compreender as ações realizadas no grupo de estudo, averiguar como está acontecendo a formação de professores para colocar a política em prática na rede de ensino de Fortaleza e região metropolitana e identificar, no grupo de estudo, mudanças na prática pedagógicas dos cursistas que atuam na escola regular. Buscando contemplar esta proposta na íntegra, utilizamos como metodologia a observação do grupo e análise documental de textos teóricos. Os resultados apontaram que, durante os encontros que ocorrem quinzenalmente na FACED no período noturno, o grupo estabelece uma troca dialógica de experiências, conhecimentos práticos e teóricos entre os docentes da UFC, os representantes das redes de ensino e os alunos do Curso de Pedagogia, a respeito da inclusão escolar. Observou-se, na fala dos cursistas, que as secretarias de educação ainda precisam assumir a responsabilidade da formação continuada de professores para a inclusão escolar e por fim, notamos que a participação nos encontros promove um pensar sobre a sua prática docente. Concluímos que, o estudo qualitativo acerca da temática, realizado durante o grupo de estudo proporciona aos participantes momentos de análise e reflexão sobre sua própria prática. E ações desse tipo, realizada pelas Instituições de Ensino Superior, corrobora com formação docente.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Medeiros Lemos, A. T., Juvenal, A. S., & Barreto Gomes, R. V. (2017). GRUPO DE ESTUDO: EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA POLÍTICA EDUCACIONAL – A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5194. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30218

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica