HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AMBIENTES DIGITAIS
Resumo
No presente trabalho, relato a experiência de iniciação acadêmica bem como descrevo atividades que foram realizadas durante o ano letivo de 2017 na Universidade Federal do Ceará junto ao projeto: “Habilidades e Estratégias de Leitura em Ambientes Digitais”, que tem como objetivo identificar e coletar dados que apontam as habilidades e estratégias utilizadas por alunos diante da leitura por múltiplas fontes. O projeto partiu do questionamento sobre como ocorre esse processo de leitura online e como a introdução do computador e da internet, como práticas pedagógicas, reflete no comportamento leitor dos alunos, considerando que a utilização de recursos digitais é uma prática corriqueira para eles. Embora se saiba que a leitura digital não seja muito diferente da leitura off-line, muitas das pesquisas apontam que a leitura online é reconhecida como mais complexa em comparação à off-line, pois demanda habilidades específicas do ambiente digital. A investigação buscou, assim, demonstrar que ler e navegar são processos complementares e que ler em ambientes digitais requer que o leitor realize tarefas e utilize estratégias particulares. A pesquisa contou com a participação de 16 alunos de uma turma do 9º ano de uma escola pública de Fortaleza, os quais se reuniram em duplas uma atividade de leitura online, em que eles tinham como objetivo selecionar três brinquedos ecológicos e posteriormente escrever um e-mail a um gerente de loja justificando a escolha feita. Com a experiência da bolsa de iniciação acadêmica, tive a oportunidade de me envolver com o desenvolvimento de uma pesquisa, da etapa de leitura para fundamentação teórica à análise dos dados, experiência que, sem dúvida, vai contribuir para a minha futura atuação tanto como professora quanto como pesquisadora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Neres de Araujo, L., & Zavam, A. S. (2017). HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AMBIENTES DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5197. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30221
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.