HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AMBIENTES DIGITAIS

Autores

  • Luana Neres de Araujo
  • Aurea Suely Zavam

Resumo

No presente trabalho, relato a experiência de iniciação acadêmica bem como descrevo atividades que foram realizadas durante o ano letivo de 2017 na Universidade Federal do Ceará junto ao projeto: “Habilidades e Estratégias de Leitura em Ambientes Digitais”, que tem como objetivo identificar e coletar dados que apontam as habilidades e estratégias utilizadas por alunos diante da leitura por múltiplas fontes. O projeto partiu do questionamento sobre como ocorre esse processo de leitura online e como a introdução do computador e da internet, como práticas pedagógicas, reflete no comportamento leitor dos alunos, considerando que a utilização de recursos digitais é uma prática corriqueira para eles. Embora se saiba que a leitura digital não seja muito diferente da leitura off-line, muitas das pesquisas apontam que a leitura online é reconhecida como mais complexa em comparação à off-line, pois demanda habilidades específicas do ambiente digital. A investigação buscou, assim, demonstrar que ler e navegar são processos complementares e que ler em ambientes digitais requer que o leitor realize tarefas e utilize estratégias particulares. A pesquisa contou com a participação de 16 alunos de uma turma do 9º ano de uma escola pública de Fortaleza, os quais se reuniram em duplas uma atividade de leitura online, em que eles tinham como objetivo selecionar três brinquedos ecológicos e posteriormente escrever um e-mail a um gerente de loja justificando a escolha feita. Com a experiência da bolsa de iniciação acadêmica, tive a oportunidade de me envolver com o desenvolvimento de uma pesquisa, da etapa de leitura para fundamentação teórica à análise dos dados, experiência que, sem dúvida, vai contribuir para a minha futura atuação tanto como professora quanto como pesquisadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Neres de Araujo, L., & Zavam, A. S. (2017). HABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AMBIENTES DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5197. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30221

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica