IMPORTÂNCIA DA SECRETARIA DE ACESSIBILIDADE UFC INCLUI NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui visa oferecer as pessoas com deficiência, condições para sua formação profissional. Para isso, uma de suas atividades em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC, é a edição de material bibliográfico em formato acessível voltado a pessoas com cegueira total ou baixa visão, por meio da Divisão de Produção de Material Acessível. Para a produção desse material a Secretaria conta com o auxílio de bolsistas da Iniciação Acadêmica da PRAE, os quais ficam colaboram na edição e revisão do material a ser entregue ao estudante com deficiência e que posteriormente será vinculado ao acervo do Sistema de Bibliotecas da UFC. O presente relato objetiva ressaltar a importância do ambiente de inclusão proporcionado ao bolsista pela Secretaria de Acessibilidade, possibilitando uma visão diferente de como sua formação pode auxiliar não somente a maioria da população dita “sem deficiência”, mas também, ser um multiplicador dos princípios de acessibilidade. Para desempenhar as atividades propostas, o bolsista recebe uma capacitação que inclui temas como: audiodescrição, edição de material impresso para pessoas cegas, processo de inclusão na educação superior, noções de braile e tecnologias assistivas. Tais conhecimentos e vivências foram e estão sendo responsáveis pela ampliação da minha concepção e aprimoramento profissional principalmente no que diz respeito aos recursos de tecnologias assistivas, entre outras possibilidades e que o conhecimento em computação, minha área de conhecimento, pode proporcionar para uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiênciaDownloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vasconcelos, H. M., & Sousa, C. dos S. (2017). IMPORTÂNCIA DA SECRETARIA DE ACESSIBILIDADE UFC INCLUI NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5216. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30240
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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