IMPORTÂNCIA DAS ANÁLISES BROMATOLÓGICAS E DO CONHECIMENTO PRÁTICO/TEÓRICO EM LABORATÓRIO PARA O ZOOTECNISTA
Resumo
A análise dos alimentos destinados a alimentação animal constitui área relevante no ensino da Zootecnia, sendo um dos principais pontos a serem observados no campo da nutrição animal. Na análise quantitativa dos nutrientes dos volumosos, rações concentradas energéticas/proteicas de origem animal e/ou vegetal, os objetivos se resumem em estimar a concentração de um componente específico do alimento, ou de vários componentes, como no caso da avaliação da composição centesimal. É importante utilizar métodos adequados para conhecer os percentuais de matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibras (Fibras em Detergente Neutro (FDN) e Ácido (FDA)), carboidratos e outros componentes. Assim, conhecendo-se a composição química dos alimentos pode se suprir adequadamente as exigências nutricionais dos animais e consequentemente maximizar o sistema produtivo como um todo. Objetivou-se neste estudo discorrer sobre as atividades realizadas no Laboratório de Nutrição Animal, localizado no Departamento de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará – LANA/DZ/CCA/UFC. O acompanhamento das atividades realizadas no LANA, tais como o recebimento, processamento e realização das análises de MS, MM, PB, EE, FDN e FDA contribui para a formação e preparação do(a) aluno(a) para o campo profissional da área, visto que um dos principais objetivos do Zootecnista é contribuir nos diversos segmentos da produção animal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira Silva, A. K., Cunha, R. B., Pereira, E. S., & Pereira, E. S. (2017). IMPORTÂNCIA DAS ANÁLISES BROMATOLÓGICAS E DO CONHECIMENTO PRÁTICO/TEÓRICO EM LABORATÓRIO PARA O ZOOTECNISTA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5217. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30241
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.