INFLUÊNCIA DA OXIDAÇÃO DO GÁS DE PURGA NA SOLDAGEM DE AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX
Resumo
Desde a descoberta do pré-sal, é perceptível a necessidade de empresas como a Petrobras de desenvolver novos procedimentos de fabricação ou reparo de equipamentos, empregando a soldagem; conferir a esses equipamentos propriedades de resistência ao ambiente corrosivo marinho, a esforços mecânicos e a altas pressões, garantindo assim a qualidade e a segurança do processo de prospecção. Nesse contexto, foi percebida a necessidade de um maior conhecimento sobre a influência do gás de purga na qualidade da soldagem de juntas de aços inoxidáveis duplex, superduplex e cladeados com níquel. Para sanar essa necessidade de conhecimento, está sendo desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em soldagem (LPTS) da UFC um projeto com o objetivo de verificar pela via experimental as propriedades mecânicas das juntas soldadas assim como sua resistência a corrosão conforme se muda a concentração do gás de purga. Ainda nesse contexto, o procedimento desenvolvido na pesquisa consiste em utilizar o processo MIG, caracterizado pelo uso de um gás inerte, para a soldagem dos tubos em uma bancada robotizada. Misturas de Ar e O2 em diferentes proporções serão utilizadas com gás de purga. O propósito é verificar o efeito do teor de oxigênio da mistura do gás de purga na resistência à corrosão na raiz da junta. Após a realização da soldagem, será feita a usinagem dos corpos de prova a fim de realizar os ensaios pertinentes para atestar a qualidade da junta e verificar como as propriedades metalúrgicas mudam com os diferentes níveis de contaminação de gás de purga com gás ativo (Ar + O2). Os ensaios para verificar as características da junta são: Corrosão, tração, dureza. Até o momento, foi realizado o estudo das melhores condições para a soldagem dos tubos e para a usinagem dos corpos de prova, a fim de realizar os procedimentos em menos tempo e com menor desperdício de material.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Peres de Lima, R. F., Rodrigues, M. S., & Motta, M. F. (2017). INFLUÊNCIA DA OXIDAÇÃO DO GÁS DE PURGA NA SOLDAGEM DE AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5225. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30249
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.