INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTIFICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
RAY MARQUES DAMASCENO JUNIOR Apresenta-se, neste trabalho, o relato de participação de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), exercendo as funções de entrevistadores e transcritores no projeto PROFALA - Variação e Processamento da Fala e do Discurso Análises e Aplicações, especificamente no subprojeto “O Português falado nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e no Timor-Leste”, que visa disponibilizar um banco de dados sobre o português falado no Brasil, e em países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e no Timor-Leste. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunos desses países, que estudam na UFC e na Unilab. A pesquisa é realizada mediante a aplicação do questionário do Atlas Linguístico do Brasil (ALIB), em que são feitas perguntas relacionadas à Fonética/Fonologia, Morfossintaxe, léxico, dentre outros aspectos. Os informantes são divididos por país de origem, sexo e por tempo de estadia no Brasil. A aplicação do questionário dura em média duas horas para ser concluída e rende para o entrevistado um certificado de participação que vale como horas complementares. O grupo PROFALA reúne-se três dias por semana para a realização destas atividades e, quinzenalmente, para estudos de textos teóricos que embasam a pesquisa. Com isso, a Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) proporciona ao aluno suscitar e apreender métodos de pesquisa, bem como desenvolver habilidades inerentes ao meio acadêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Damasceno Junior, R. M., & Soares, M. E. (2017). INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTIFICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5228. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30252
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.