INICIAÇÃO ACADÊMICA NOS PROCESSOS DE GOVERNANÇA CLÍNICA EM PSICOLOGIA

Autores

  • Francisca Dina Santos de Sousa
  • José Norberto Arcanjo Mesquita Filho
  • Karla Patricia Holanda Martins

Resumo

Dentre os vários campos de atuação do(a) psicólogo(a), o ofício de clínico é clássico, tanto que geralmente o(a) psicólogo(a) é representado socialmente como um(a) psicoterapeuta clínico(a). A partir da Bolsa de Iniciação Acadêmica, o(a) estudante recém ingresso no curso de psicologia da UFC, através do Programa de Extensão “Clínica, Estética e Política do Cuidado”, mesmo ainda não capacitado para atender pacientes, é inserido nos processos de governança clínica, em grupos de estudos e em pesquisas, contribuindo para a sua formação enquanto psicólogo. O supracitado programa de extensão teve seu início em 2015, na Clínica Escola de Psicologia da UFC, com o objetivo principal de oferecer atendimento a crianças e adolescentes em estado sofrimento psíquico grave e seus cuidadores, sob a perspectiva teórica da psicanálise, criando um espaço de discussão teórica e prática para estudantes e profissionais da UFC e de outras instituições de Fortaleza e do Sertão Central. O(A) Bolsista de Iniciação Acadêmica através da inserção no ambiente da clínica, tendo acesso a vivências diferenciadas e em contato com profissionais atuantes no âmbito clínico e acadêmico, complementa sua capacitação profissional. Ao estar em contato direto com os processos de governança clínica e com a clínica das psicoterapias como possibilidades de atuação profissional que o curso de psicologia o habilita, o(a) estudante produz um novo olhar também sobre o que é vivido em sala de aula, e no trabalho em equipe desenvolve competências necessárias para um profissional de psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Santos de Sousa, F. D., Arcanjo Mesquita Filho, J. N., & Holanda Martins, K. P. (2017). INICIAÇÃO ACADÊMICA NOS PROCESSOS DE GOVERNANÇA CLÍNICA EM PSICOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5229. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30253

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica