INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Victoria Karoline Silva
  • Raíssa Fernanda Torquato
  • Joelna Eline Gomes L de Freitas Veras

Resumo

O programa de bolsas de iniciação acadêmica está vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e visa inserir o estudante em atividades em unidades da UFC, para que o mesmo adquira conhecimentos e experiências e para que possa ter condições financeiras para sua permanência na universidade, mantendo um desempenho acadêmico satisfatório. A secretaria do programa de pós-graduação em enfermagem é um dos setores que acolhe os bolsistas, proporcionando aos mesmos conhecer o funcionamento dos cursos de mestrado e doutorado participando no auxilio e efetivação de atividades administrativas, despertando, até mesmo o interesse do aluno em seguir a carreira acadêmica. Nesse sentido, relato minhas experiências vivenciadas na secretaria de pós-graduação desde o início de minhas atividades em Junho/2017. Atuando como bolsista de iniciação acadêmica na referida secretaria, colaboro auxiliando na realização de atividades ali desenvolvidas, como atualização do site do programa de pós-graduação em enfermagem, alimentando a plataforma Sucupira, a qual é base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) por meio do cadastro de novos alunos, produções técnicas e intelectuais dos docentes e discentes e das teses e dissertações. O entendimento sobre o funcionamento das atividades da secretaria do programa está permitindo que eu desenvolva minhas habilidades técnicas administrativas, me aproximando da realidade profissional para a qual estou me preparando por meio da graduação, além de proporcionar condições financeiras para permanecer na universidade. Como conclusão, relato que o incentivo financeiro proporcionado pela bolsa de iniciação acadêmica, agregado ao desenvolvimento de atividades administrativas na secretaria do programa de pós-graduação em enfermarem possibilita ao estudante da graduação o contato com a pós-graduação, permitindo conhecer melhor o funcionamento do ambiente de ensino e pesquisa, preparando-os para o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva, V. K., Torquato, R. F., & Gomes L de Freitas Veras, J. E. (2017). INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5233. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30257

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica