INVESTIGANDO A ACESSIBILIDADE DO SOLAR
Resumo
O objetivo principal do projeto é a avaliação da acessibilidade dos portais web da UFC Virtual, dando um enfoque especial à plataforma Solar. Este ambiente virtual de aprendizagem é a plataforma padrão da Universidade para os cursos semi-presenciais. Para a pesquisa da bolsa de extensão, os orientandos buscaram um público alvo: alunos da UFC com deficiência visual total/parcial, tendo em vista a realidade de dois alunos cegos da graduação semi-presencial no pólo de Itapipoca. Estes alunos vêm enfrentando problemas de acessibilidade no ambiente do Solar com dificuldades para ter acesso ao material das aulas e realização das atividades. O desenvolvimento das atividades do projeto se iniciou com o estudo dos padrões de acessibilidade da Web(WCAG e eMAG), com a criação de tutoriais para correções de erros no sistema e a avaliação de acessibilidade do ambiente com usuários com deficiência visual. Os tutoriais objetivavam tornar mais acessíveis os documentos/páginas gerados(as) pelo o Solar. As avaliações de acessibilidade foram realizadas com um aluno voluntário da UFC que tem baixa visão(40%). Em termos práticos, foram usados o software NVDA(versão 2) para fazer a leitura de tela dos documentos em PDF e o Adobe Acrobat Pro XI para fazer verificação final de acessibilidade. Todos os problemas encontrados eram reportados à equipe de desenvolvimento do Solar cujo objetivo final é adequar o ambiente virtual de aprendizagem aos padrões do eMAG do Governo Federal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Fontenele Damasceno, F. T., Matos de Araújo, B., & Viana de Carvalho, W. (2017). INVESTIGANDO A ACESSIBILIDADE DO SOLAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5247. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30271
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.