JOGO QUIZ PARA QUÍMICA
Resumo
Uma parceria mantida entre o Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e o Instituto Universidade Federal, ambas entidades da Universidade Federal do Ceará, mantém o Projeto LDSE (Laboratório de Design de Softwares Educacionais), onde são criados conteúdos interativos e jogos digitais voltados ao ensino de Química. Ultimamente o LDSE tem se focado mais diretamente no desenvolvimento de jogos do tipo quis, de perguntas e respostas, em diversas plataformas, que abrangem desde serviços online até aplicativos para dispositivos móveis. Esse trabalho tem como objetivo demonstrar uma metodologia de avaliação de usabilidade própria para a análises dos jogos atualmente em desenvolvimento. Tal metodologia estende o trabalho de Steve Krug, autor do livro Não me Faça Pensar, voltado ao estabelecimento de websites simples e eficientes. Considerando variáveis de uso como clareza e coerência, a metodologia busca dar suporte à elaboração de jogos que gerem interesse nos usuários. Para tanto, as interfaces gráficas e modelos de interação empregados nos jogos devem ser bem organizados e fáceis de entender. Para tanto, traçando-se um paralelo entre os mundos real e virtual, e mais uma vez baseando-se nos princípios de análise de Krug, a metodologia parte da classificação dos jogadores dos jogadores em duas categorias distintas: os que gostam de pedir ajuda assim que chegam em determinado local e os que primeiro procuram por possíveis sinalizações para, então depois, caso não encontrem tais sinais, pedir ajuda. Dessa forma, os jogos desenvolvidos devem dar suporte necessariamente a ambas as categorias de jogadores, fornecendo ferramentas para fascinar ajudar o usuário e, paralelamente, fasciná-lo pela simplicidade e pela eficiências das soluções interativas disponibilizadas.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santos Braga, R. E., Júnior, J. N. da S., & Melo Leite Junior, A. J. (2017). JOGO QUIZ PARA QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5252. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30276
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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