LABORATÓRIO DE IDENTIDADE, CULTURA E SUBJETIVIDADE - LAICUS: CONEXÕES COM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA
Resumo
No ano de 2008, junto ao curso de psicologia da UFC-Sobral, nasce o Laboratório de Identidade Cultura e Subjetividade -bLaicus. Hoje o projeto atua no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC. Representa uma extensão para os referenciais teóricos e cotidianos referente a assuntos indispensáveis na formação do educador. Sendo eu não do curso de Pedagogia ,mas do curso de História, enxergo o Laboratório, como diria Belchior: “uma arma quente”. Uma ferramenta que levante questões refentes à Educação, entendendo os grupos enquanto conjuntos de seres sociais com características hora iguais por meio de permanências advindas da estrutura e hora diferentes, subjetivas, singulares, entendendo assim a educação do ponto de vista totalizador. O projeto atua, entre outras ações, desenvolvendo conferências e mesas redondas denominadas Dialogus Laicus, propiciando debates que levantem a ligação direta da formação social dos sujeitos e da construção do conhecimento produzido e difundido. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, entre as temáticas ligadas ao processo subjetivação e cultura, inclusão, interculturalidade, inovação, ética e espiritualidade, trabalhando junto aos Movimentos Sociais e Educação Popular, e com vários outros campos de construção de conhecimento, tais como a Educação, Psicologia social e educacional, Antropologia, filosofia e epistemologia das ciências humanas, ressignifica o processo de construção do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nascimento de Almeida, D., & Fonteles Filho, J. M. (2017). LABORATÓRIO DE IDENTIDADE, CULTURA E SUBJETIVIDADE - LAICUS: CONEXÕES COM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5262. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30286
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.