LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO

Autores

  • David da Silva Pinheiro
  • Ana Erbenia Pereira Mendes

Resumo

A Internet e ferramentas digitais (softwares) podem contribuir bastante no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades, visto que, este ambiente é rico em informações que contribuem para a formação acadêmica dos discentes. Dessa forma, este trabalho vem mostrar as atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática do Departamento de Economia Doméstica, bloco 860, destacando o nível de adesão pelos seus usuários e sua influência na formação dos referidos discentes. O Laboratório de Informática como ferramenta de ensino se constitui em um lugar de encontro do docente e seus alunos com a tecnologia, assim sendo, configura-se como um espaço pedagógico, que deve ser chamado de Sala de Aula. Além do mais, os alunos devem ser encorajados a utilizar os recursos tecnológicos, em especial a internet, como ambiente de pesquisa, para desenvolver o gosto pela leitura e as habilidades de escrita e interpretação de textos. Desta forma, o Laboratório de Informática é um ambiente disponível para todas as atividades docentes e discentes, principalmente para dar suporte às disciplinas de Estatística aplicada à Gestão de Políticas Públicas e Métodos de Pesquisa e Análise Quantitativa. Para os usuários o uso deste espaço de aprendizagem auxilia no desempenho da turma e aprimoramento da aprendizagem. Com as atividades que são realizadas rotineiramente no espaço verificou-se a necessidade de ações como a divulgação do laboratório, o prolongamento dos horários de funcionamento do local e a realização de manutenções periódicas, podendo assim, aperfeiçoar o funcionamento do espaço e proporcionar maior acessibilidade aos interessados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Pinheiro, D. da S., & Pereira Mendes, A. E. (2017). LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5263. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30287

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica