LEVANTAMENTO DE DADOS E AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DO CT-UFC
Resumo
Este projeto foi realizado no âmbito da Diretoria Adjunta de Relações Interinstitucionais (DARI) do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. A DARI tem como missão facilitar intercâmbio entre alunos do CT-UFC e instituições de ensino superior estrangeiras parceiras, promovendo uma formação globalizada, permitindo assim a troca de experiências entre as instituições. A atual diretoria do CT instituiu a DARI em 2015 e, ainda em processo de formação, vem desenvolvendo processos para centralizar e facilitar o acesso a informações pertinentes aos intercâmbios. O principal objetivo deste trabalho é a realização de um levantamento de dados referentes à mobilidade acadêmica internacional de aluno do CT, com foco em intercâmbios do tipo Duplo Diploma e nos projetos Brafitec (CAPES). A partir destas informações, pretende-se criar um banco de dados para melhor avaliar os impactos destes programas na formação dos alunos. Antes da criação da DARI, as informações referentes aos intercâmbios ficavam restritas aos professores responsáveis pelos projetos, dificultando a visualização de um panorama global da mobilidade acadêmica no CT. O projeto espera produzir conhecimento acerca da quantidade, dos contatos, das disciplinas, dos estágios e de outras informações contidas nos relatórios dos alunos intercambistas. O trabalho se inicia introduzindo a importância dos intercâmbios internacionais no CT e seus desdobramentos em ensino, pesquisa e extensão; a seguir será discutida a função da DARI nesse processo e posteriormente serão apresentados os dados levantados. Ao término desse levantamento de dados, espera-se dotar a DARI/CT-UFC de informações confiáveis sobre intercâmbios já realizados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva Santos, F. I., Mendes Barbosa, R. C., & Rolim Fernandes, C. E. (2017). LEVANTAMENTO DE DADOS E AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DO CT-UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5269. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30293
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.