MAPEAMENTO DOS SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO AVC OFERTADOS PELO SUS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA- CE.
Resumo
Introdução: Os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) estão entre as principais causas de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade em adultos. No Brasil constitui a principal causa de internações, mortalidade e incapacidade. Além dos prejuízos na qualidade de vida, aumentam significantemente os gastos municipais. Diante disso, este estudo tem por objetivo mapear serviços ambulatoriais de Fisioterapia ofertados pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e clínicas-escola no município de Fortaleza- CE que atendem pacientes pós-AVC. Metodologia: Foi realizado um levantamento através do site TABNET- DATASUS no período de outubro de 2016. Em consultas de serviços especializados>Estado Ceará> Município Fortaleza>Serviço de Fisioterapia>Assistência Fisioterapêutica nas alterações em Neurologia>Ambulatorial SUS. Após o levantamento, seguiu-se com as ligações telefônicas para os respectivos locais e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para confirmação do atendimento para pacientes pós- AVC. Resultados: Foram listados 40 serviços ambulatoriais. Destes 40, 6 correspondiam a unidades básicas de saúde, 11 a hospitais gerais, 15 a clinicas\centro de especialidades, 5 a hospitais especializados, 1 centro de atenção hemoterapia e ou hematológica e 2 prontos socorros especializados. Após a realização das ligações, somente 31 destes locais relataram prestar o serviço, sendo respectivamente, 5, 9, 10, 4, 1 e 2. Porém, em agosto de 2017 a SMS confirmou convênio com apenas 4 desses serviços. Discussão/ Conclusão: Considerando que em Fortaleza no 2º trimestre de 2017 foram registradas 684 internações hospitalares por AVC no SUS (51,66 % do total no estado do Ceará), com uma taxa de óbito em 14,32%, ou seja, cerca de 86% desse público necessitarão de reabilitação e só existem 8 serviços ambulatoriais no município para atender esse perfil de pacientes (4 ofertados pelo SUS e 4 clínicas-escola), fica clara, portanto, a necessidade da criação de novos serviços de assistência FisioterapêuticaDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santos de Menezes, K. L., Silva de Almeida, W., Alves, J. L., Santana, C. C., & Brigido de Moura Juca, R. V. (2017). MAPEAMENTO DOS SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO AVC OFERTADOS PELO SUS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA- CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5283. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30307
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.