METADISCIPLINA: UM ENCONTRO ENTRE O DESIGN E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Lya Brasil Calvet
  • Alexander Catunda Carneiro
  • José Rodney da Silva Mendonça
  • Anna Lucia dos Santos Vieira E Silva

Resumo

O presente trabalho tem como mote discorrer sobre a experiência didática conduzida através da pesquisa “Metadisciplina, um enfoque semiótico”, iniciada no semestre de 2017.1 na cadeira de Semiótica. O sentido de "metadisciplina" abrange a construção participativa da disciplina, retirando aluno e professor da hierarquia convencional do aprendizado e colocando-os em um cenário de troca horizontal de conhecimentos. No ensino do design, esta abordagem se faz essencial quando se leva em consideração os atuais paradigmas presentes na área. O design contemporâneo parte do princípio do projeto centrado no ser humano em toda a sua complexidade. É definido que o objeto não tem fim em si mesmo, pois a partir do momento em que é concebido, ativa múltiplas redes de usuários que lhe conferirão significações e contextos subjetivos. Dessa forma, ao longo da concepção de um produto ou serviço, cada agente tem papel decisivo: é o aspecto da intersubjetividade, a reciprocidade entre consciências individuais. Ao longo da disciplina, estes pressupostos são trazidos à tona. O aprendizado horizontal é evidenciado na disposição espacial da sala, em formato de roda, encorajando os alunos a incorporarem suas próprias vivências e opiniões ao conteúdo proposto por professora e monitores. As aulas adotam dinâmicas em grupos, incitando os discentes a debaterem entre si, tirarem suas próprias dúvidas e comentarem sobre os trabalhos uns dos outros. As notas são dadas pelos próprios alunos, embasadas em seus critérios e dos colegas. Ao adotar estes parâmetros, a apreensão do design como uma construção plural surge gradualmente à medida que os projetos são realizados. O resultado é de uma instância de imersão aliada ao distanciamento crítico, característica dos processos sistêmicos das áreas em questão. Acredita-se que este modelo de ensino possa reverberar na construção de um espaço mais dinâmico na prática do design e na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Calvet, L. B., Carneiro, A. C., Mendonça, J. R. da S., & Vieira E Silva, A. L. dos S. (2017). METADISCIPLINA: UM ENCONTRO ENTRE O DESIGN E A EDUCAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5292. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30316

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica