METADISCIPLINA: UM ENFOQUE SEMIÓTICO
Resumo
O projeto de pesquisa "Metadisciplina: um enfoque semiótico" tem início em 2017 na UFC, com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre os processos de ensino e aprendizagem na confluência das áreas da pedagogia, semiótica, arquitetura e design. Como uma pesquisa interdisciplinar, o projeto se justifica por sua relevância em organizar e analisar saberes educacionais capazes de aperfeiçoar a atuação docente e expandir as perspectivas do protagonismo discente em processos criativos e na produção de conhecimento. O acompanhamento dos alunos nas aulas de Semiótica (2017.1) e os exercícios foram a fonte e o material necessários para a realização da pesquisa. Em um aspecto semiótico, fundamentação teórica da metadisciplina, dividimos o processo de ensino aprendizagem em três aspectos: primeiridade, secundidade e terceiridade. A primeiridade se dá com a apresentação do conteúdo teórico necessário, no caso a semiótica peirciana. A secundidade é metodologia, como as aulas são conduzidas, a dinâmica dos envolvidos e a interação entre o conteúdo e os repertórios individuais. A fase de racionalização, tradução e aplicação do que foi compreendido do conteúdo durante o semestre, é a terceiridade. Como resultados, os alunos tiveram um primeiro contato com o conteúdo da Teoria Geral dos Signos de forma colaborativa e dinâmica. O incentivo às discussões se mostrou mais produtivo ao incorporar as vivências dos alunos. Os estudantes tiveram liberdade para sintetizar o conteúdo da forma mais conveniente dentro de seus próprios critérios. Os infográficos resultantes denotam uma pluralidade significativa de soluções gráficas que indicam a capacidade adquirida pela turma de formalizar um pensamento complexo.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Mendonca, J. R. da S., Calvet, L. B., Carneiro, A. C., & Vieira E Silva, A. L. dos S. (2017). METADISCIPLINA: UM ENFOQUE SEMIÓTICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5293. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30317
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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