METODOLOGIA QUANTITATIVA COMO MEIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Atualmente, as metodologias qualitativas de pesquisa são predominantes nas ciências sociais, tanto no ensino superior quanto no ensino médio. A partir de novos métodos didáticos, o projeto tem o propósito de mostrar a alunos secundaristas da rede pública de Fortaleza novos ramos de inserção dentro do curso de ciências sociais. Buscamos temáticas do cotidiano que podem ser discutidas em sala de aula, fazendo uso de estudos que empregaram metodologia quantitativa para analisar questões sociais e políticas. Dentro do projeto, escolheu-se técnicas didáticas específicas para chamar a atenção dos alunos. Procurando ter em cada aula, em cada escola, um tema específico para se fazer um recorte político ou social como, por exemplo, a ocupação secundarista de 2016 e o “jeitinho brasileiro” de corrupção. Pretende-se adotar temas que são familiares aos alunos e que possam ser usados como recorte de pesquisa dentro da área de sociologia ou política. Além de levar para sala de aula noções de metodologia quantitativa, enriquecendo, assim, a formação sociológica dos alunos do ensino médio, o projeto pode, eventualmente contribuir para que alunos com facilidade para trabalhos envolvendo matemática passem a ver as ciências sociais como um campo interessante de estudo. A longo prazo, o ingresso de alunos com esse perfil em cursos de ciências sociais contribuiria para o desenvolvimento da área quantitativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima, G. S., Pascoal, D., Rodrigues, N. M., & Alves de Aquino, J. (2017). METODOLOGIA QUANTITATIVA COMO MEIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5294. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30318
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.