NANO NUTRACÊUTICA: PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CACO3-CURCUMINA
Resumo
Nanopartículas inorgânicas são utilizadas em aplicações biomédicas; entre os diferentes portadores de fármacos, destaca-se o carbonato de cálcio (CaCO3), apresentando vantagens como biocompatibilidade, biodegradabilidade lenta, propriedades sensíveis ao pH, além do baixo custo e acessibilidade. Os diferentes tipos de droga são adsorvidos na superfície ou introduzidos no interior da nano-CaCO3, dentre elas, a curcumina, principal curcuminóide encontrado no rizoma do açafrão-da-terra (Curcuma longa), havendo ainda a desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina. É utilizada na medicina em diversos países, devido seus mecanismos de ação: anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, antimicrobianas, antivirais, cardiovasculares, gastrointestinal. O objetivo deste trabalho é analisar os espectros IR e Raman, Confôrmeros, MEV e DLS da curcumina e do sistema nano CaCO3-curcumina, teórico e experimental. Para a síntese das nanopartículas foram utilizadas CaCO3 e curcumina em solução sob aquecimento e agitação e, posteriormente, secagem. Os dados teóricos foram obtidos com o auxílio computacional. O espectro caracterizado de CaCO3-curcumina apresenta picos diferentes do espectro de curcumina, pois cada substância tem seus próprios modos vibracionais, como uma assinatura molecular. Portanto, através da espectroscopia, é possível afirmar a formação das nano nutracêuticas CaCO3-curcumina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira Arruda, V. M., Barroso Neto, I. L., & Freire, V. N. (2017). NANO NUTRACÊUTICA: PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CACO3-CURCUMINA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5309. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30333
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.