NOVEMBRO AZUL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O Instituto Nacional do Câncer estima cerca de 61.200 casos de câncer de próstata no Brasil no ano de 2016. Esse câncer acomete, principalmente homens com mais de 65 anos de idade. Diante desse contexto, existe a necessidade de realizar a detecção precoce da doença por parte dos homens. Objetivo: Relatar a experiência de realizar uma ação para orientação da população masculina sobre o câncer de próstata pela Liga Acadêmica em Oncologia - LAON. Metodologia: A LAON organizou a ação no Shopping Parangaba sobre o tema no mês de novembro, pois esse mês é considerado o mês para alertar sobre a importância da saúde do homem, chamado “Novembro Azul'. Nesta ação, nós, integrantes da liga, realizamos orientação à população em geral sobre o câncer de próstata por meio de banners, fizemos aferição de pressão arterial e entrega de folhetins informativos para aquelas pessoas que não tiveram tempo disponível no momento para ouvir a mini palestra. Nesses folhetos continham várias informações, como, breve histórico sobre o câncer de próstata, fatores de risco, formas de detecção precoce e tratamento. Resultados: a experiência de fazer essa ação é de trabalho realizado, pois vi que, mesmo com essa ação, há muito para se alertar à população masculina. Conclusão: conclui-se que essa ação é de uma importância para nós acadêmicos, pois temos a oportunidade de nos avaliarmos como palestrantes e para a população que tanto necessita da informação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vitorino, W. de O., Cruz do Nascimento, R., Freitas, A. S., & Rodrigues, A. B. (2017). NOVEMBRO AZUL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5311. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30335
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.