O AUTORITARISMO CIVIL DA ERA VARGAS E O AUTORITARISMO MILITAR DAS DÉCADAS DE SESSENTA E SETENTA: UM CONTRASTE
Resumo
“O autoritarismo civil da Era Vargas e o autoritarismo militar das décadas de sessenta e setenta: um contraste” é um projeto de pesquisa iniciado em 2016 sob orientação do professor Fabio Gentile, cujo o objetivo principal é uma análise comparativa da principais diferenças e analogias entre os dois modelos de Estado autoritário no Brasil (Era Vargas 1930-1945, e Ditadura Militar 1964-1985), com ênfase nos seus componentes ideológico, político e social. O objetivo do trabalho é compreender e confrontar o contexto ideológico, político e social, bem como o funcionamento dos regimes autoritários no Brasil, suas características, e continuidades, ou descontinuidades, nos dois momentos ditatoriais distintos, a partir também de uma revisão da literatura sobre o conceito de autoritarismo. Para isso direcionamos o foco na leitura dos autores Juañ Linz, e sua definição acerca de regimes autoritários; Bolívar Lamounier, e a formação do pensamento político autoritário no Brasil; das contribuições teóricas de Wanderley Guilherme dos Santos sobre o conceito de “autoritarismo instrumental”, a partir do pensamento de Oliveira Vianna, consultor jurídico da política trabalhista varguista. A metodologia utilizada nas atividades do projeto consiste no seguinte planejamento de atividades: levantamento bibliográfico, leitura e fichamento de textos, reuniões de orientação, participação do bolsista em seminários com temas vinculados ao projeto, elaboração de relatório de pesquisa escrito, contendo resultados comparativos entre os dois períodos pesquisados. Como meta maior, busca-se a divulgação do resultado (relatório de pesquisa) por meio de publicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sousa Chaves, R. M., & Gentile, F. (2017). O AUTORITARISMO CIVIL DA ERA VARGAS E O AUTORITARISMO MILITAR DAS DÉCADAS DE SESSENTA E SETENTA: UM CONTRASTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5317. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30341
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.