O BRINCAR E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA BRINQUEDOTECA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO

Authors

  • Renata Cibelle Marrocos dos Santos
  • Joao Joaquim Freitas do Amaral

Abstract

O trabalho desenvolvido por mim na Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) foi realizado através do Projeto PRISMA – Projeto de Prevenção e Investigação de Maus-tratos na Criança e Adolescente, orientado pelo professor Dr. João Joaquim Freitas do Amaral, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. A metodologia do projeto consiste em pesquisa bibliográfica de estudos sobre prevenção de maus-tratos na criança e adolescente, atuação na brinquedoteca do hospital realizando o brincar e a contação de histórias com as crianças internadas na ala pediátrica, criação de uma homepage sobre prevenção de violência infantil para divulgação pública e elaboração de um manual com a mesma temática a ser disseminada para profissionais da saúde. As atividades realizadas na brinquedoteca ocorrem na frequência de dois dias semanais. Segundo evidências científicas, o brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil por favorecer a construção de ideias, de relações lógicas e também a integração de percepções. O brincar também auxilia a resolução de problemas, desenvolvimento da criatividade e da autonomia, assim como apresenta à criança o universo do simbolismo e da linguagem. O brincar e a contação de histórias podem ser vistos, portanto, como formas de aproximação para estabelecimento de um vínculo com as crianças da ala pediátrica do Hospital Universitário Walter Cantídio. E a pesquisa e divulgação sobre os conhecimentos de prevenção aos maus-tratos infantis é uma maneira eficaz de combater esse tipo de violência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-11-08

How to Cite

Marrocos dos Santos, R. C., & Freitas do Amaral, J. J. (2017). O BRINCAR E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA BRINQUEDOTECA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5318. Retrieved from https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30342

Issue

Section

II Encontro de Iniciação Acadêmica