O DEBATE SOBRE JUVENTUDES PELO PROGRAMA VIESES-UFC: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
Tendo em vista o cenário de estigmatizações e extermínios de jovens moradores das periferias do Brasil, fazem-se necessários posicionamentos ético-políticos por parte da universidade. O presente trabalho objetiva apresentar a perspectiva teórica-metodológica adotada pelo Grupo de Pesquisas e Intervenções Sobre Violências e Produção de Subjetividades (VIESES/UFC) no debate sobre a juventude nos eixos Ensino, Pesquisa e Extensão. Realizamos tal debate a partir do diálogo da psicologia com autores como Foucault, Deleuze, Guattari, Mbembe, Butler, Arendt e Wacquant. O VIESES foi um dos organizadores e coordenadores do VII Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira - JUBRA 2017. No âmbito do Ensino, fomentamos espaços de formação, como grupos de estudo, seminários temáticos e ciclos de debate. Na Pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa-intervenção, financiada pelo CNPQ, enfocando o tema da Violência Urbana e Juventude, sobretudo no tocante aos homicídios de jovens. Além disso, realizamos três projetos de extensão, em três regiões da periferia de Fortaleza. Todas essas ações estão articuladas por uma concepção de juventude como invenção histórica associada a complexas relações de saber-poder-subjetivação, produzida por agenciamentos coletivos, subvertendo perspectivas essencialistas, universalizantes e normalizadoras sobre esse campo. Por fim, realça-se a pertinência da psicologia em engajar-se em debates transdisciplinares sobre o assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vasconcelos, L. S., Sousa Barros, D. N., Rodrigues, T. da S., & Pereira Barros, J. P. (2017). O DEBATE SOBRE JUVENTUDES PELO PROGRAMA VIESES-UFC: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5319. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30343
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.