O FEMININO EM HOUSE OF CARDS
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar os papeis do feminino presentes na série House of Cards, uma série americana transmitida pelo canal streaming Netflix, desde fevereiro de 2013. Escolhemos esta série por ser uma que compõe o corpus da nossa pesquisa no grudo de estudos Narrativas Multimídias e por ser um assunto atual também na sociedade brasileira. Trata-se de uma série que se passa dentro do Congresso Legislativo americano, situado em Washington (EUA). A história gira em torno de Frank Underwood um importante congressista que foi esquecido pelos seus colegas políticos em plena nova eleição americana, para se vingar e almejando ser o Presidente da Câmara, o personagem monta uma espécie de jogo do poder com o objetivo de derrubar seus adversários políticos. Nos focaremos na personagem feminina Claire Underwood, interpretada pela atriz Robin Wrigtht, uma mulher forte, que se mostra uma líder logo nos primeiros capítulos, com uma fala mansa e um pulso firme para liderar, junto com o marido consegue manipular a todos para conseguir o poder. Usamos como referencial teórico para o nosso trabalho a primeira temporada da série House of Cards, onde podemos ver a evolução da personagem ao longo dos episódios exibidos, analisando seu comportamento, seu modo de agir diante das dificuldades que apareciam. Essa série política tem uma participação feminina muito forte, o que diverge da grande maioria das series que tratam do mesmo assunto, onde os personagens femininos são meros espectadores da ação, ela mostra uma nova visão do papel feminino da TV. Através da bolsa BIA tenho a oportunidade de me manter em um grupo de estudos e me dedicar a ele, sou estimulada a aprender mais e assim poder iniciar a minha carreira como docente apreendendo o máximo de conhecimento para poder no futuro repassá-lo a meus alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nascimento de Oliveira, L., & Pereira, G. da C. (2017). O FEMININO EM HOUSE OF CARDS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5328. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30352
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.