O IMPACTO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL NO ALCANCE DO BLOQUEIO DE JOGADORAS DE VOLEIBOL JUVENIL.
Resumo
Introdução: Evidências apontam que a composição corporal tem um impacto negativo na performance de atletas em diferentes modalidades. Contudo, esta relação de interferência permanece desconhecida em jogadoras de voleibol que atuam em categorias de base. Objetivo: Testar se há correlação entre a composição corporal, força explosiva de membros inferiores, velocidade e agilidade de jovens jogadoras de voleibol. Métodos: 16 jogadoras (16 ± 1,1 anos, 61,1 ± 11,1 kg, 167,3 ± 7 cm, 5 ± 1,4 anos de prática) da seleção Cearense de Voleibol da categoria infanto-juvenil participaram do estudo. As jogadoras foram submetidas a avaliação da composição corporal (bioimpedância elétrica), força explosiva de membros inferiores (impulsão vertical de ataque e bloqueio), velocidade (10m) e agilidade (9-3-6-3-9). Os dados foram analisados através de estatística descritiva (média e desvio padrão). A magnitude da relação entre composição corporal e as capacidades físicas foram calculadas através do coeficiente de correlação de Spearman. O valor de significância adotado foi de p ≤ 0,05. Resultados: Houve correlação significativa (moderada) entre a composição corporal e a força explosiva na ação de bloqueio (r = -0,54, p = 0,03). Conclusão: A composição corporal interfere no alcance de bloqueio das jogadoras de voleibol da categoria infanto-juvenil, sugerindo que um percentual de gordura elevado possa vir a repercutir, de forma negativa, nas ações especificas da modalidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nunes, L. dos S., Ferreira de Oliveira, W. K., Andrade, A. D. de S., Assumpção, C. de O., Araripe Medeiros, A. I., & Araripe Medeiros, A. I. (2017). O IMPACTO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL NO ALCANCE DO BLOQUEIO DE JOGADORAS DE VOLEIBOL JUVENIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5330. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30354
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.