O MONITOR COMO AUXILIAR NO APRENDIZADO DE QUÍMICA
Resumo
A disciplina de Química Geral para o curso de Química é composta pela parte teórica em que é apresentado ao aluno embasamentos sobre os assuntos abordados e para consolida-los são realizadas atividades e exercícios. Para fomentar e aprimorar o conhecimento, experimentos nos Laboratórios também constituem essa disciplina. Assim, o estudante tem a oportunidade de vivenciar em prática os assuntos vistos em sala de aula. Esse trabalho, tem como propósito auxiliar os alunos que possuem alguma dificuldade ou dúvida no conteúdo que lhes são mostrados. Para isso, o trabalho consistiu em acompanhar esses alunos com ajuda do professor orientador na resolução de listas de exercícios e questões relacionadas a matéria ministrada em sala de aula. O monitor disponibilizou dias semanais assim como um espaço apropriado para o atendimento dos alunos. Esse acompanhamento também foi realizado durante as práticas nos Laboratórios para ajudar os estudantes no desempenho dos experimentos. Como resultado, temos uma diminuição no índice de evasão do curso e uma melhora nas pontuações em provas teóricas. Dessa forma, estamos prevendo um maior número de aprovações e consequentemente uma diminuição do número de alunos nas turmas iniciais de Química Geral no primeiro semestre da Universidade. A presença do monitor é importante junto aos alunos, pois representa uma pessoa com idade próxima aos mesmos, permitindo assim melhor comunicação por não existir as grandes diferenças em títulos, geralmente o professor é doutor, muitas vezes com pós-doutorado, com pelo menos 15 anos de experiência em docência. Assim, os alunos sentem-se muitas vezes intimidado pelo professor. O monitor fica assim servindo como uma ponte entre o aluno recém ingresso e o professor. O resultado dessa relação já vem apresentando resultados, com um aumento de 20% de aprovação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barrozo de Lima Morais Rodrigues, A. M., & Grombone Vasconcellos, L. C. (2017). O MONITOR COMO AUXILIAR NO APRENDIZADO DE QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5333. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30357
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.