O PODCAST COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM.
Resumo
O podcast se trata de uma ferramenta de publicação de programas de áudio, e multimídia, que pode ser descarregado em computador ou dispositivo móvel com acesso a internet (LAZZARI, 2009). Considerando que maioria dos estudantes possuifácil acesso a internet, pode se fazer uso do podcast como um facilitador na transmissão de conteúdos pelo professor e na aprendizagem dos alunos. Segundo Aplle (2015) apud Souza et al (2016) universidades de ponta como Stanford e Oxford, por exemplo, utilizam-se do aplicativo iTunes U® da Apple® para oferecer conteúdo na forma de podcasts aos alunos. Umaestratégia que foi utilizada no decorrer da disciplina de metodologia do treinamento oferecida pelo Instituto de Educação Física e Esportes, o docente a frente da disciplina fornecia mídiasconsideradas relevantes que poderiam ser debatidas em aula ou quecontribuam na construção de conhecimento dos discentes. O presente estudo buscou aferir a opinião dos alunos a respeito da ferramenta, se o podcast foi de real auxilio ou não teve interferências positivas como esperado na sua aplicação.Foi questionado a sete estudantes as contribuições que a ferramenta trouxe durante o percurso da disciplina, somente quatro responderam, sendo estes de turmas diferentes de 2016.2 e 2017.1, todos se posicionaram positivos em relação a ferramenta.Dentre os relatos, alguns alunos consideramque a ferramenta é de fácil manuseio,o conteúdo pode ser parado e depois retomado facilitando o entendimento da temática abordada. É algo bem prático, principalmente quemtem um tempo corrido, pois pode ser ouvido durante o trajeto de um local a outro.Dentre os relatos esses foram considerados os mais relevantes que apontaram exemplos práticos do uso, podendo assim apontar que o podcast contribui significantemente no auxilio e incremento na aquisição de conhecimento dos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Souza, M. do N., Barroso de Andrade, C. A., Lima Capistrano, J. M., Santos, L. de O., & Honorato, R. de C. (2017). O PODCAST COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5337. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30361
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.