O PROJETO LITERACINE E SUA INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA
Resumo
O presente trabalho pretende apresentar o projeto “LiteraCine: literatura em cinema” a partir de impressões e experiências obtidas como bolsista de Iniciação Acadêmica, explanando sobre sua formação, a pesquisa que o fundamenta, a atribuição dos integrantes e o objetivo do projeto. O “LiteraCine” foi iniciado em 2017, durante o primeiro semestre deste ano. Coordenado pelo professor Marcelo Magalhães Leitão, do Departamento de Literatura da UFC, o projeto consiste em sessões quinzenais de filmes, selecionados da vasta produção cinematográfica nacional, seguidos de debates sobre o filme exibido, unindo as impressões acerca da obra cinematográfica e de textos literários relacionados. Para incrementar a qualidade do debate, em cada sessão há um debatedor convidado que tenha conhecimento especializado no tema como, por exemplo, na sessão em que foi exibido o filme “Vestido de Noiva”: a debatedora convidada foi a atriz e pesquisadora em teatro Juliana Carvalho, que apresentou sua pesquisa sobre Nelson Rodrigues, autor da peça que deu origem ao filme. Sendo pensado, criado e implantado no Departamento de Literatura, o projeto “LiteraCine” tem por objetivo usar um caminho diferente para abordar a literatura usando o cinema nacional, que em muitos aspectos se associa direta ou indiretamente a grandes nomes e produções literárias. A importância dessa ação promovida pelo “LiteraCine” consiste em atrair tanto entusiastas cinéfilos que frequentam a UFC como alunos de Letras e de outros cursos, que veem no projeto uma ferramenta inovadora e convidativa de aprendizagem, e atrair um público mais amplo é de grande importância para o crescimento e expansão do projeto, que é de recente atuação. Assim, o “LiteraCine” não promove simplesmente sessões cinematográficas e discussões ao seu final: ele fomenta um espaço de aprendizagem diferenciada, em que cinema e literatura se unem para melhor interagir com quem está buscando novos conhecimentos sobre ambas as áreas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva Pereira, F. M., & Leitao, M. M. (2017). O PROJETO LITERACINE E SUA INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5338. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30362
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.