O TRABALHO COM PROJETOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho divulga algumas das atividades desenvolvidas pelos bolsistas no projeto de extensão: “O trabalho com projetos na UUNDC/UFC: contribuindo para a organização do trabalho pedagógico de professores da Educação Infantil do município de Fortaleza”. O projeto tem por objetivo principal contribuir com a formação de estudantes de licenciaturas e de professores da Educação Infantil, especialmente quanto aos fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico a partir do trabalho com projetos. Entre suas ações, o Projeto oportuniza encontros formativos, sobre fundamentos e estratégias da organização do trabalho pedagógico a partir do conhecimento e debate de experiências significativas com o trabalho com projetos pedagógicos. A atuação dos bolsistas em prol dessa ação se dá, entre outras, no apoio à organização dos Encontros Formativos, caracterização do público atendido a partir dos formulários de inscrição, integração, sob orientação das professoras, em práticas pedagógicas com as crianças da UUNDC, de maneira a se apropriarem da organização do trabalho pedagógico em contexto prático, e integração em atividades de estudo sobre a organização do trabalho pedagógico com projetos, necessário para o apoio nas ações de extensão e preparação de materiais didáticos a serem utilizados nos encontros formativos. Os Encontros formativos acontecem na UUNDC-UFC e, no ano de 2017, já atenderam, diretamente 90 participantes, entre estudantes de Pedagogia, professores da Educação Infantil, coordenadores e técnicos da área da Educação Infantil no município de Fortaleza. Por fim, apontamos como relevante para nossa formação acadêmica nessa experiência a convivência diária com as crianças, que permite observar de perto o desenvolvimento do projeto, e a participação em novas práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do período letivo com as crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes de Holanda, H. V., Karoline de Oliveira, A., Pereira, T. F., & Cabral Costa, M. A. (2017). O TRABALHO COM PROJETOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5340. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30364
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.