OCEANOGRAFIA E ACESSIBILIDADE: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS
Resumo
A Universidade pública é uma instituição que desempenha importantes papeis para o desenvolvimento humano, regional e sustentável na sociedade contemporânea. Sendo assim, é relevante que as universidades sejam acessíveis tanto para as classes menos favorecidas como para pessoas que possuem algum tipo de deficiência, pois a academia deve estar comprometida com a construção de uma sociedade justa e igualitária. Pensando dessa forma, a UFC tem bolsas de Iniciação Acadêmica para auxiliar alunos que estejam em situação de vulnerabilidade econômica, em contrapartida propõe que esses discentes desenvolvam atividades em diversos setores da universidade, onde possam ter um crescimento pessoal e intelectual. Quando designada para a Secretaria de Acessibilidade da UFC Inclui, me deparei com uma realidade nova e que não era abordada muito no meu curso, isso me motivou a buscar conhecimento sobre acessibilidade para pessoas com deficiência na minha área de atuação como uma estudante de oceanografia. Em meus estudos descobri a talassoterapia, que é modalidade de tratamento usando a água do mar e algas, que pode ser aplicada a pessoas com deficiência, porém muito pouco conhecido e explorado no Brasil, entretanto um assunto interessante e que deveria ser mais explorado e divulgado. A vivência na Secretaria de Acessibilidade contribuiu para que eu fizesse descobertas de como minha área de conhecimento pode contribuir na inclusão de pessoas com deficiência, como também na definição da temática de meu TTC que será sobre o uso de algas no tratamento de dores em pessoas com deficiência física. Essas descobertas se configuram como interlocuções possíveis entre Oceanografia e Acessibilidade, suscitadas pelas vivências na Secretaria de Acessibilidade como bolsista, na Divisão de Produção de Material Acessível, onde tive contatos com pessoas com deficiência e colaboro no atendimento a suas demandas por informação, trabalho de parceria entre a Secretaria e o Sistema de Bibliotecas da UFC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira, V. C., & Sousa, C. dos S. (2017). OCEANOGRAFIA E ACESSIBILIDADE: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5348. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30372
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.