OFICINAS DE ANIMAÇÃO E JOGOS LOCATIVOS COMO FATOR DE AMBIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN, COMPUTAÇÃO E SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS DA UFC

Autores

  • Breno Lucena Costa
  • Mara Franklin Bonates

Resumo

Em parceria entre bolsistas e orientadores, trabalhamos na construção de um projeto que busca valorizar patrimônio cultural cearense. Denominado "Fortaleza Oculta", trata-se de um jogo locativo onde visa-se não só a diversão de seus usuários como também o ensino dinâmico, afinal, no decorrer das fases e desafios o jogador visitará locais importantes para a construção da identidade local, além de entender algumas passagens históricas e culturais em realidade aumentada buscando assim, resgatar costumes e culturas apagadas com a modernização da cidade. O jogador será guiado por personagens conhecidos do povo cearense tal como o bode-ioiô, e assim andar pela cidade em busca de tesouros e recompensas para adquirir experiência no mundo virtual. Contudo, para a produção do game são necessárias várias fases de desenvolvimento como: o roteiro da história, as partes lógicas de programação e o design, sendo este o foco principal de minha contribuição como bolsista. Aprender a utilizar e colocar em prática programas de modelagem 3D, sobretudo o Blender, ferramenta já consolidada no universo de arte, considerando porém que, o aprendizado é gradual e que existe uma vasta caminhada até a obtenção de um resultado concreto. Por fim, pretende-se trabalhar com o programa "Ferramenta Lagarto" , software útil para criação de mecanismos e animações finais do game para assim debater e decidir a logística de distribuição do jogo reunindo todos os incentivos necessários para tirar a ideia do papel.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Costa, B. L., & Bonates, M. F. (2017). OFICINAS DE ANIMAÇÃO E JOGOS LOCATIVOS COMO FATOR DE AMBIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN, COMPUTAÇÃO E SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5352. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30376

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica