OTIMIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO (HPLC) DO EXTRATO DE COCO (COCOS NUCIFERA) ANTIOXIDANTE – INSUMO FARMACÊUTICO ATIVO
Resumo
Cocos nucifera L.(Arecaceae) planta usada no Nordeste como alimento (água de coco), ocorrendo nas variedades:verde(CV) e amarelo(CA) ricas em fibra, produto residual da indústria alimentícia. Estudos comparativos realizados no nosso laboratório em extratos das fibras do CA e CV mostraram que ambos possuem fenóis (teor CA > teor CV) e determinou efeitos do extrato de CA no SNC, relacionado possivelmente a ação antioxidante.Produzir e caracterizar (CLAE) o extrato da fibra de Cocos nucifera variedade amarela.O coco foi coletado em Pindoretama, Ceará (exsicata:59807/Herbário Prisco Bezerra-UFC). A droga vegetal (DV) foi preparada em estufa com renovação e circulação de ar, 60°C (20hr) e o teor de umidade(TU) foi avaliado em balança de IV a 105°C, 60min.O extrato (7% droga:solvente) foi produzido com solução de EtOH e água 50% por maceração (MAC; 6 e 24hrs) associada ou não a turboextração(TE) (10-30min) e monitorado pelos fenóis(FT) e sólidos totais(ST).O FT foi mensurado pelo método colorimétrico de Folin-Ciocalteau(785nm) otimizado. Avaliou-se a atividade antioxidante do extrato selecionado (ECNA) no ensaio do DPPH (Saint-Cricq et al., 1999) e analisou-o por CLAE para identificação e quantificação dos marcadores catequina(CAT) e ácido clorogênico(ACLOR).A DV apresentou teor médio de 10%. A inclusão da TE aumentou cerca de 17,5% o teor de FT em relação a extração só por MAC. Quanto ao teor de ST a MAC + TE obteve média de 16,8±0,04mg/mL. Análise por CLAE mostrou presença de CAT(TR=23,4min) e ACLOR(TR=26,6min) nas concentrações de 87,3 e 63,16μg/mL, respectivamente. O ECNA (12,5, 25, 50 e 100μg/mL) mostrou ação sequestradora de radical livre reduzindo em 72% o DPPH já na menor concentração e seus marcadores ACLOR e CAT(50µg/mL) reduziram em 89 e 85% o radical DPPH.O ECNA mostrou maior teor de FT competitivo para o mercado de insumos farmacêuticos ativos, incluindo ativos como ACLOR e CAT determinados por CLAE. O ECNA mostrou ação antioxidante comparável ao biomarcador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva Sousa, B. M., Nunes Oliveira, J. V., Brito de Freitas, R., & Almeida Moreira Leal, L. K. (2017). OTIMIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO (HPLC) DO EXTRATO DE COCO (COCOS NUCIFERA) ANTIOXIDANTE – INSUMO FARMACÊUTICO ATIVO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5368. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30392
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.