PARTICIPAÇÃO DA BOLSISTA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO MUSEU DO PARTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ihasmyne da Silva Sousa
  • Silvia Bomfim Hyppolito

Resumo

O Museu do Parto foi criado com objetivo de homenagear o Prof. José Galba Araújo, o primeiro diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que sempre lutou por uma assistência humanizada e pela qualidade na assistência obstétrica livre de intervenções desnecessárias. O museu está localizado na MEAC,e foi inaugurado em 2002, com um importante acervo histórico e antropológico, como: fórceps, cama obstétrica, bancos de parto, cama de relho, vídeos e fotos, sobre a assistência ao Parto em diversos locais do interior do Ceará através do tempo. Desde então está aberto ao público e a estudantes da universidade que estão dispostos a conhecer sua historia. O trabalho tem como objetivo relatar a vivência da bolsista no museu e suas experiências. A atividade da bolsista caracteriza-se por conduzir as pessoas ao museu, tais como visitantes, pacientes ou seus acompanhantes na MEAC, como também acadêmicos, residentes, dentre outros profissionais. As visitas ocorriam semanalmente da segunda de 13h00min as 17h00min, terça e quinta 08h00min as 12h00min, com o intuito de esclarecer as duvidas, elucidando o trabalho desenvolvido pelo Prof. Galba, seus treinamentos com as parteiras através de vídeos ou fotos e os benefícios que o parto humanizado pode proporcionar ao binômio mãe e filho. Desenvolver as atividades previstas possibilitou novos conhecimentos a cerca do processo de trabalho de parto, sua história e, o quanto é fundamental o apoio ao museu. As experiências contribuíram de forma significativa para a formação acadêmica da bolsista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sousa, I. da S., & Hyppolito, S. B. (2017). PARTICIPAÇÃO DA BOLSISTA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO MUSEU DO PARTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5373. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30397

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica