PARTICIPAÇÃO DA BOLSISTA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO MUSEU DO PARTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Museu do Parto foi criado com objetivo de homenagear o Prof. José Galba Araújo, o primeiro diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), que sempre lutou por uma assistência humanizada e pela qualidade na assistência obstétrica livre de intervenções desnecessárias. O museu está localizado na MEAC,e foi inaugurado em 2002, com um importante acervo histórico e antropológico, como: fórceps, cama obstétrica, bancos de parto, cama de relho, vídeos e fotos, sobre a assistência ao Parto em diversos locais do interior do Ceará através do tempo. Desde então está aberto ao público e a estudantes da universidade que estão dispostos a conhecer sua historia. O trabalho tem como objetivo relatar a vivência da bolsista no museu e suas experiências. A atividade da bolsista caracteriza-se por conduzir as pessoas ao museu, tais como visitantes, pacientes ou seus acompanhantes na MEAC, como também acadêmicos, residentes, dentre outros profissionais. As visitas ocorriam semanalmente da segunda de 13h00min as 17h00min, terça e quinta 08h00min as 12h00min, com o intuito de esclarecer as duvidas, elucidando o trabalho desenvolvido pelo Prof. Galba, seus treinamentos com as parteiras através de vídeos ou fotos e os benefícios que o parto humanizado pode proporcionar ao binômio mãe e filho. Desenvolver as atividades previstas possibilitou novos conhecimentos a cerca do processo de trabalho de parto, sua história e, o quanto é fundamental o apoio ao museu. As experiências contribuíram de forma significativa para a formação acadêmica da bolsista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sousa, I. da S., & Hyppolito, S. B. (2017). PARTICIPAÇÃO DA BOLSISTA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO MUSEU DO PARTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5373. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30397
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.