PERCEPÇÃO DOCENTE E DISCENTE SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADOS NOS CURSOS DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
As avaliações de aprendizagem precisam ser compreendidas de forma integral por educadores, educandos e instituições como elementos imprescindíveis ao processo de ensino. Centrados na figura quase sempre dominante do docente, essas avaliações são aplicadas, ainda nos tempos atuais, como uma ferramenta de atribuição de notas ou conceitos. Muitas vezes, os instrumentos de avaliação são incompreendidos tanto por professores quanto pelos alunos. Com base nisso, este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos e professores do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Este constitui uma importante ferramenta, tanto para a análise de como está ocorrendo o processo de avaliação da aprendizagem, bem como para fornecer as bases de uma potencialização do ensino através dos resultados obtidos, dadas as expectativas que envolvem a formação profissional do discente e seu desenvolvimento dentro e fora da Universidade. O presente estudo foi realizado através de duas etapas, consistindo, inicialmente, de uma na análise teórica, na qual foi observado que as formas de avaliação da aprendizagem precisam de um novo formato que vise a quantificação da aprendizagem dos alunos, mostrando que a avaliação, como instrumento formal, não é suficiente para as novas demandas em termos de ensino e aprendizagem. A segunda etapa consiste em uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário, que está sendo realizada com os professores e alunos supramencionados, objetivando analisar as ferramentas tradicionais de avaliação, bem como as tendências atuais, através de uma análise de sua aplicabilidade no panorama contemporâneo do ensino superior, visando o melhoramento nos pontos críticos quanto a forma de avaliação. Os resultados parciais mostram que há uma diversificação de opiniões quanto à aplicabilidade das ferramentas de avaliação, tanto pelos discentes, quanto pelos docentes.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes, R. M. de M., Silva, E. S., & Lacerda de Oliveira, F. H. (2017). PERCEPÇÃO DOCENTE E DISCENTE SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADOS NOS CURSOS DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5375. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30399
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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