PLANTAS DO BIOMA CAATINGA COMO FONTE DE MICROMOLÉCULAS BIOATIVAS: PROSPECÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS
Resumo
O projeto de pesquisa intitulado “Plantas do bioma caatinga como fonte de micromoléculas bioativas: prospecção química e atividades biológicas” têm como principal objetivo, realizar estudos químicos de espécies encontradas na flora nordestina, visando o isolamento de compostos bioativos. Dessa forma, a espécie Combretum leprosum Mart. (Combretaceae) foi selecionada para estudo, por ser uma planta medicinal importante, que é bastante difundida no bioma Caatinga do Nordeste brasileiro, onde é conhecida popularmente como “mufumbo”. C. leprosum, é utilizada na medicina popular, principalmente, no tratamento de hemorragias e como sedativo. Dentre os metabólitos secundários relatados para C. leprosum destacam-se os triterpenos, dentre os quais, o triterpeno 3β,6β,16β-tri-hidroxilup-20(29)-eno, que apresenta atividade antileishmaniose pode ser encontrado em concentrações elevadas. Para o estudo químico de C. leprosum, inicialmente foram obtidos os extratos diclorometano, etanólico e aquoso das inflorescências secas e trituradas de C. leprosum. Sucessivos tratamentos cromatográficos do extrato diclorometano (MBFD) possibilitou o isolamento do composto denominado MBFD-1. A partir de análises de dados espectrais de RMN H-1 e C-13 foi possível caracterizar o composto MBFD-1 como sendo o triterpeno 3β,6β,16β-tri-hidroxilup-20(29)-eno. Este composto é biologicamente ativo e está sendo utilizado como substrato para obtenção de diferentes derivados reacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Camara de Carvalho, L. I., Mafezoli, J., Capistrano, A. L. de O., Gomes da Silva, J., & Barbosa, F. G. (2017). PLANTAS DO BIOMA CAATINGA COMO FONTE DE MICROMOLÉCULAS BIOATIVAS: PROSPECÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5384. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30408
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.