PRÁTICA EM PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: VIVÊNCIA NO LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO
Resumo
O laboratório de Geoprocessamento (LABOCART) é utilizado como suporte para outras disciplinas e atividades da graduação e da pós-graduação que necessitam de ferramentas do geoprocessamento. O relato de experiência ora apresentado tem como objetivo ressaltar participação no LABOCART, como bolsista da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) e como essa vivencia impacta na formação individual e coletiva. A manutenção dos computadores do laboratório (LABOCART), possibilita o desenvolvimento de práticas com diversos softwares de geoprocessamento. A participação no minicurso de geoprocessamento, que foi ofertado aos bolsistas recém-chegados ao laboratório, possibilitou o aprendizado de conceitos e funcionalidades básicas do SIG ArcGis. Trata-se do principal programa dessa área sendo o mais utilizado para a confecção de mapas no mercado de trabalho e práticas de georreferenciamento de imagens de sensoriamento remoto, entre outros. Ademais a participação nas reuniões do LABOCART serviu para mostrar os inúmeros projetos realizados pelo laboratório. Desse modo pude ter acesso com antecedência a ferramentas de suma importância ao meu curso que é Geografia-Bacharelado que em suas principais áreas de atuação utiliza desses softwares além de me envolver em pesquisas. Esse conhecimento ira me ajudar em disciplinas futuras como cartografia digital e sensoriamento remoto, além de contribuir na formação acadêmica e profissionalDownloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Guimaraes de Araujo, K. G., & Santos, J. de O. (2017). PRÁTICA EM PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: VIVÊNCIA NO LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5394. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30418
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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