PREVENÇÃO À CEGUEIRA NA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE
Resumo
A cegueira na infância, geralmente, é detectada tardiamente e muitas vezes já com niilismo terapêutico. A maioria das doenças que levam a cegueira infantil pode ser prevenida com acompanhamento no pré-natal, puericultura e encaminhamentos em tempo hábil ao Oftalmologista. Manter uma rotina de consultas, assim como acontece com a puericultura, pode determinar no diagnóstico precoce, o sucesso de tratamentos que previnam a cegueira infantil. Um dos exames capazes de prevenir a cegueira é o Teste do Reflexo Vermelho, ou Teste do Olhinho. Embora o exame seja obrigatório em grande parte das cidades brasileiras, por ser Lei Estadual ou Municipal, muitas maternidades ainda não realizam o exame no recém-nascido, antes da alta hospitalar, o que colabora para aumentar os casos de cegueiras infantis não tratadas. Diante da importância de detectar precocemente doenças oculares nos recém-nascidos, o projeto tem como objetivos: 1. Avaliar a implementação do "Teste do Reflexo Vermelho" nas maternidades no Município de Fortaleza que assistam pacientes exclusivamente SUS; conveniadas com o SUS e particulares com planos de saúde; 2. Avaliar as condutas dos médicos assistentes na Maternidade diante dos resultados do Teste do Reflexo Vermelho, com seus devidos encaminhamentos; 3. Identificar junto a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e do Estado do Ceará se há registros das doenças diagnosticadas nas Maternidades através do exame. Metodologia: 1. Foi aplicado questionário de múltipla escolha para avaliação sobre a utilização do Teste do Reflexo Vermelho 2. Foi realizada coleta de dados e informações in loco na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza para avaliar as atividades de implementação do "Teste do Reflexo Vermelho" no município 3. Foi realizada coleta de dados e informações in loco na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará para identificar os registros de alterações do "Teste do Reflexo Vermelho" nas MaternidadesDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Bernardo Alves, A. C., & Holanda Filha, J. G. (2017). PREVENÇÃO À CEGUEIRA NA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5406. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30430
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.