PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A doação de órgãos e tecidos consiste na remoção de órgãos e tecidos saudáveis de um doador (cadáver ou vivo) para a substituição em uma pessoa com órgão ou tecido doente, esse procedimento é conhecido como transplante e na doação existe várias fases. Objetivo: Relatar as contribuições da Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET) no processo de doação de órgãos, com ênfase na manutenção do potencial doador. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, a partir das vivências de uma acadêmica integrante da liga no campo de estágio da extensão durante o processo de doação de órgãos, sob a supervisão e acompanhamento de um profissional preceptor do Instituto Dr José Frota (IJF), no período do primeiro semestre de 2017. Resultados: no campo de atuação, pode-se desenvolver atividades e procedimentos junto dos profissionais do serviço, incluindo a busca ativa de pacientes que possam evoluir para morte encefálica, contato com a família desse paciente sobre seu estado de saúde, suporte respiratório e hemodinâmico para que o mesmo não venha a ter complicações, realização de exames necessários para avaliar os eletrólitos, auxílio no procedimento para o diagnóstico de morte encefálica, diálogos com a família sobre a importância de doar e acompanhar a retirada dos órgãos no centro cirúrgico, caso a família seja a favor da doação. É importante relatar sobre todo o apoio emocional e burocrático que o serviço disponibiliza para a família, com momentos de sensibilização das mesmas e retirada de dúvidas. Conclusão: É importante a atuação da LAET nesse processo para que os acadêmicos possam vivenciar questões de tabus, como a morte, a doação, entre outros, tendo também como visão dar um suporte ao serviço para que o atendimento seja mais hábil, eficaz e de qualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Maia da Silva, A. C., Mendes Andrade, A. L., Freire de Aguiar, M. I., Paiva de Alencar, L., Azevedo de Lima, C., & Freire de Aguiar, M. I. (2017). PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5410. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30434
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.